Início do conteúdo

UFPel é uma das universidades fundadoras de rede para fortalecer a educação

Ao final de 2021, a UFPel participou da criação da Rede Gaúcha de Instituições Formadoras de Professores (REFOR), institucionalidade que propõe reunir universidades em um movimento de resistência propositiva em torno do futuro da educação.

A REFOR tem como objetivos articular as instituições que atuam na formação de professores para fazer frente ao que se anuncia com relação à formação continuada: a atuação de fundações privadas, sem vínculo com as redes de ensino, assim como pretende constituir um processo articulado de formação inicial e continuada, a partir da escuta das necessidades das escolas e das redes de ensino visando o aperfeiçoamento dos processos escolares.

A rede também visa propor um plano de longo prazo de formação inicial de professores, com estratégias de atuação das diferentes instituições em articulação com as redes de ensino, de modo a permitir a formação de quadros para o magistério da educação básica numa perspectiva de futuro, além de criar um canal de comunicação do conjunto das instituições com as redes e sistemas de ensino.

A representação institucional na REFOR será exercida pela professora Andrisa Kemel Zanella do Centro de Artes (CA) e pelo professor Antonio Maurício Medeiros Alves da Faculdade de Educação (FaE).

Na área da Educação, e no mesmo propósito de contribuir para o seu fortalecimento, em nível local a UFPel está integrada ao Conselho Municipal de Educação (CME), ao Fórum Municipal da Educação (FME) e ao Núcleo de Educação Permanente – SUAS (NUEP) por meio de representantes institucionais.

Para acompanhar outras informações sobre as Representações Institucionais (RIs) da UFPel, acesse: https://wp.ufpel.edu.br/prec/representacoes-institucionais/.

Publicado em 03/01/2022, em Notícias. Marcado com as tags Educação, PREC, representação institucional.