UFPel é destaque no edital Pesquisador Gaúcho

No recente edital do programa Pesquisador Gaúcho, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), salta aos olhos o resultado bastante promissor dos pesquisadores da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). A UFPel teve projetos aprovados em todas as áreas de conhecimento e foi destaque tanto no número total de projetos de pesquisa aprovados quanto no percentual de aprovação. Veja aqui os pesquisadores contemplados: Pesquisadores Contemplados – Pesquisador Gaúcho

A UFPel foi a segunda instituição com o maior número de projetos de pesquisa aprovados. Foram 56, o que coloca a instituição atrás apenas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – de maior porte – e logo à frente da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), que tem aproximadamente 300 doutores a mais do que a UFPel, que mesmo assim teve um número maior de projetos aprovados.

Percentualmente, pelo número de projetos submetidos e aprovados, a UFPel fica em segundo lugar, atrás apenas da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI – Campus Erechim). No entanto, a URI tem dois projetos contemplados de um total de três, e a UFPel, de 99 propostas, recebeu aprovação para 56, contabilizando 57% de projetos contemplados.

Na avaliação do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPel, Flávio Demarco, o ano de 2021 foi particularmente desafiador por conta da grande restrição orçamentária em termos de financiamento de pesquisa que os órgãos federais realizaram. “Voltamos a patamares do ano 2000, apesar do significativo crescimento no número de pesquisadores incorporados ao sistema brasileiro de pós-graduação”, analisa. Para ele, nesse cenário, a Fapergs, apesar das restrições orçamentárias do estado, tem dado suporte para manutenção, mesmo que parcialmente, da pesquisa nas instituições de pesquisa no estado do Rio Grande do Sul.

De acordo com o pró-reitor, o resultado conquistado pela UFPel no edital Pesquisador Gaúcho demonstra a solidez da pesquisa realizada dentro da UFPel em todos os campos do conhecimento. “E mostra que mesmo num cenário tão desafiador quanto é o cenário de pesquisa no Brasil no atual governo a gente consegue captar recursos e dar continuidade ao desenvolvimento das pesquisas dentro da nossa instituição. Nesse aspecto estão de parabéns os pesquisadores da UFPel e os programas aos quais eles estão vinculados”, comemora.

Pesquisador Gaúcho
Foram 989 propostas submetidas em todo o Rio Grande do Sul. O edital é bienal e teve um aumento de 50% no valor dos recursos disponibilizados, com um investimento global estimado de R$ 15 milhões, provenientes do orçamento da Fapergs.

Uma análise comparativa entre as instituições da região metropolitana e do interior do estado revela que das 465 propostas de instituições da região metropolitana, 169 foram aprovadas, o que dá um percentual de 37%. Das 524 propostas de instituições do interior, 194 foram aprovadas, ou seja, o mesmo percentual de 37%.

O edital Pesquisador Gaúcho é destinado a pesquisadores doutores, com o objetivo de selecionar e apoiar propostas que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação no estado do Rio Grande do Sul, em qualquer área do conhecimento.