Trabalho do PPG em Computação da UFPel ganha prêmio de melhor dissertação

Entre os dias 05 e 12 de novembro, ocorreu, de forma virtual, o Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web (WebMedia). Trata-se do principal evento brasileiro voltado para aplicações multimídia e web, que oferece uma oportunidade de intercâmbio técnico e científico entre alunos, pesquisadores e empresas do tema. Além da publicação e divulgação de artigos científicos, o WebMedia também promove o Concurso de Teses e Dissertações (CTD), que premia os melhores trabalhos de mestrado e doutorado da área. Nesta edição do CTD o aluno Iago Storch, membro do Video Technology Research Group (ViTech) e egresso do Programa de Pós-Graduação em Computação da Universidade Federal de Pelotas (PPGC/UFPel), foi agraciado com o prêmio de melhor dissertação de mestrado.

O trabalho premiado, intitulado “Exploração das distorções da projeção ERP para redução de complexidade da codificação de vídeos omnidirecionais” (“Exploring ERP Distortions to Reduce the Encoding Time of 360 Videos”), foi desenvolvido por Storch entre os anos de 2019 e 2020 no PPGC da UFPel, sob orientação do professor Daniel Palomino (CEng) e coorientação dos professores Bruno Zatt (CDTec) e Luciano Agostini (CDTec).

O trabalho trata de acelerar a codificação de vídeos omnidirecionais, também conhecidos como vídeos esféricos. Para que esses vídeos esféricos sejam transmitidos é necessário que eles sejam projetados numa superfície retangular, similar à forma como mapas geográficos representam o globo terrestre. De modo geral, o trabalho premiado tratou de dois aspectos sobre a codificação de vídeos esféricos, que é o processo responsável por reduzir a quantidade de dados necessária para representar os vídeos. Primeiro, os autores avaliaram os impactos que a projeção ERP causa no processo de codificação desses vídeos. Em seguida, essas avaliações foram utilizadas para gerar um conjunto de técnicas para acelerar a codificação de vídeos esféricos.

O aluno aponta que ficou muito contente com a premiação. “Desenvolver um trabalho de mestrado é algo que demanda muito empenho e dedicação, e ter esse trabalho reconhecido pelos colegas da área mostra que toda essa dedicação foi em prol de algo relevante”, comentou. “Também tenho muito a agradecer aos professores do ViTech, que vêm me orientando desde a iniciação científica até a pós-graduação”, finalizou.

Para o orientador Daniel Palomino, o prêmio é um reconhecimento pelo trabalho realizado no PPGC. “É gratificante receber este prêmio, pois mostra a relevância e a qualidade da pesquisa que é desenvolvida no PPGC da UFPel”, destacou o professor.