UFPel lança módulo de rastreamento e monitoramento dos contatos dos casos de COVID-19

Surgindo de uma iniciativa do Departamento de Medicina Social da Universidade Federal de Pelotas (DMS-UFPel), em parceria com o Sistema Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) financiado pelo Ministério da Saúde, o novo Módulo de Autoaprendizagem Contato COVID – Rastreamento e monitoramento dos contatos dos casos de Covid-19, foi lançado para apoiar as medidas de enfrentamento a pandemia.

Considerando que a vigilância epidemiológica é uma estratégia fundamental no enfrentamento da pandemia de Covid-19, rastrear e monitorar os contatos de casos suspeitos ou confirmados pelo vírus, permite a recomendação das medidas de isolamento social, quarentena e o diagnóstico precoce, paralisando a cadeia de transmissão e reduzindo o número de novos infectados.

Nesta perspectiva, o módulo de autoaprendizagem surge para oportunizar aos profissionais de saúde a ampliarem conhecimentos sobre a história natural, diagnóstico da Covid-19, rastreamento e monitoramento dos contatos de casos, análise de dados e revelação de resultados gerados pelo sistema de monitoramento de contatos. Desta forma, o conteúdo contribui com a qualificação da atuação na vigilância epidemiológica da Covid-19 e coopera para melhorar os métodos de enfrentamento da pandemia.

Contando com uma interface dinâmica, simples e intuitiva, o módulo pode ser acessado por uma gama variada de dispositivos e estabelece uma carga horária de 10 horas. No intuito de tornar a aprendizagem dinâmica e eficaz, o curso dispõe de vídeos, curiosidades, casos interativos, testes e bibliografias recomendadas. Além disso, são disponibilizados materiais de apoio como calculadoras, guias rápidos, fluxogramas, infográficos para auxiliar à prática profissional e apoios com orientação para o usuário do serviço de saúde.

A inscrição no curso é gratuita e os profissionais de saúde que operam nos campos de atenção primária à saúde, vigilância epidemiológica e demais interessados em estudar a temática, necessitam efetivar sua matrícula até o dia 31 de maio de 2022, pelo link https://dms.ufpel.edu.br/covid.

Surgimento dos módulos de autoaprendizagem

Com início no ano de 2015, os módulos de autoaprendizagem do DMS-UFPel, somam-se em seis em sua totalidade, sendo eles: Abordagem Domiciliar de Situações Clínicas Comuns do Idoso, Abordagem Domiciliar de Cuidados Paliativos e Óbitos no Domicílio, Situações Clínicas Comuns em APS 1, Situações Clínicas Comuns em APS 2, Situações Odontológicas Comuns em APS e Problemas Respiratórios Mais Comuns em Adultos na Atenção Básica.

O acesso dos materiais ocorre pela Plataforma Kurt Kloetzel https://dms.ufpel.edu.br/p2k/, contando com mais de 100 mil profissionais certificados e que contribuíram com mais de 1,5 milhão de consultas ao site em 2021. Mais informações sobre os cursos estão disponíveis através da plataforma.

Publicado em 09/12/2021, na categoria Notícias.
Marcado com as tags Departamento de Medicina Social, DMS, Una SUS, Unasus.