UFPel e Academia do Samba assinam termo de intenções

Para promover o encontro do conhecimento da comunidade do Carnaval, construído no barracão, e o conhecimento formal da instituição de ensino superior, Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e Escola Academia do Samba selaram uma parceria. A união dará vida ao projeto “Escola de Artes e Ofícios do Samba”, para promoção e realização de atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação dos diferentes cursos da UFPel e desenvolvimento de outras ações de mútuo interesse, que promovam encontros de saberes e dialoguem com as práticas, artes e ofícios relacionados ao amplo contexto do samba e do Carnaval. A assinatura do termo de intenções ocorreu na tarde desta terça-feira (07), no deck do Campus Anglo.

O cerne da proposta está na integração dos saberes formais e não formais em uma rede colaborativa, envolvendo comunidade e Universidade. Conforme explica o diretor sociocultural da Academia do Samba, José Francisco Martins Borges, a parceria irá trabalhar na estrutura de um desfile – ou seja, pode envolver inúmeras áreas do conhecimento em variados momentos que compõem a passagem da escola na passarela: desde a pesquisa histórica e antropológica para a construção do samba-enredo até projetos estruturais para carros alegóricos, passando por design de fantasias e tantas quantas a imaginação e a ciência demandarem. “Essa troca vai ajudar a qualificar o Carnaval e ampliar horizontes de docentes e discentes a respeito do que significa a maior manifestação popular do país. Nós fazemos com o nosso conhecimento, mas a Universidade pode contribuir com o seu. Vamos vivenciar isso”, adianta.

A coordenadora de Arte, Cultura e Patrimônio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREC), Eleonora Santos, conta que a iniciativa partiu da própria Escola, por meio dos professores Thiago Amorim e Leandro Maia. A cooperação busca qualificar a cadeia produtiva do Carnaval e também valorizar esses saberes. “Queremos tornar a UFPel um espaço aberto para os saberes comunitários e trazer para a Universidade mestres e mestras populares, com promoção de atividades que promovam a sabedoria popular e essa troca”, destacou. De acordo com ela, a proposta é que a Universidade possa dialogar com a comunidade sobre suas demandas: não apenas apresentar propostas prontas, mas atender o que a comunidade tem como necessidade. “É um movimento que a Universidade faz de assumir e oficializar esse compromisso com os múltiplos saberes que nos constituem enquanto comunidade do município”, afirma.

A parceria não estará restrita à Academia do Samba, mas deverá refletir nas demais entidades carnavalescas locais. O presidente da Associação das Entidades Carnavalescas de Pelotas (Assecap), Erildo Corrêa, o Mestre Dídio, considerou a união “uma nova abertura de portas”. Segundo ele, outros atores do Carnaval irão se beneficiar das orientações da UFPel, via Academia do Samba. “Estamos orgulhos pelo fato de o Carnaval de Pelotas poder usufruir disso”, destacou.

Troca de saberes
O termo de intenções foi assinado pela reitora, Isabela Andrade, e pelo presidente da Academia do Samba, Carlos Antônio Eisfeld (Café).

O pró-reitor de Extensão e Cultura, Eraldo Pinheiro, agradeceu o empenho dos envolvidos e adiantou que muito trabalho em conjunto virá pela frente. “Esse é um momento em que a Universidade cumpre seu papel, que é a aproximação com a comunidade”, pontuou.

Na ocasião, o diretor sociocultural da Academia do Samba ressaltou a importância do projeto e a felicidade do encontro. “A nossa alegria consiste fundamentalmente nesse marco do encontro entre uma instituição de ensino, que produz pesquisa, que vai auscultar quem mais interessa, que é a comunidade”, disse. Segundo ele, toda a comunidade do entorno será beneficiada pela iniciativa – desde o vendedor de pipoca até as lojas de aviamentos. O diretor lembrou ainda que o Carnaval de Pelotas já foi considerado o terceiro melhor do país na década de 1980 e esse posto precisa ser retomado. “A mesma união que vocês mostraram para nós, queremos mostrar para todos. É possível fazer acontecer. Todos temos um só objetivo: melhorar a condição da nossa comunidade”.

A vice-reitora, Ursula Silva, falou do entusiasmo pela inserção social e na valorização das vozes da comunidade dentro da Universidade. “Para mim é emocionante, porque estamos fazendo história nesse momento. Estamos felizes de trazer para dentro da Universidade essa manifestação popular que é o Carnaval e que sua riqueza possa ser valorizada pela promoção e difusão do conhecimento”, destacou.

A reitora também agradeceu àqueles que fizeram a parceria acontecer e sublinhou a importância do documento para que a UFPel siga atendendo as demandas da comunidade de agindo em prol da área cultural, tão importante e muitas vezes deixada de lado. “A Universidade está de portas abertas para essas ações. Que a gente volte a ter o Carnaval como era na nossa cidade”, conclamou.