Projeto de Extensão leva música a pacientes do Hospital Escola

O Projeto de Extensão “Fazendo um som” do curso de licenciatura em música da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), existente desde 2009 sob a coordenação da professora Isabel Bonat Hirsch, chega aos leitos do Hospital Escola (HE).

Inicialmente criado para oportunizar a participação de meninos e meninas em situação de vulnerabilidade social em grupos de estudos musicais, buscando oferecer um ambiente de aprendizado e cultura, atualmente tomou maiores proporções com a vinculação da “Curricularização da Extensão” e novos espaços foram abertos para sua execução.

Hoje, o projeto conta com várias ações com as Orquestras Municipal de Pelotas e do Areal em Pelotas, com o Instituto Estadual de Educação São João Batista no município de Herval, com jovens do Projeto das Voluntárias Cisne Branco no município de Rio Grande e com o Hospital Escola da UFPel.

No HE, o projeto é ministrado pela acadêmica Regina Alice Carriconde Fripp – que também é técnica em enfermagem na instituição – e tem a colaboração da terapeuta ocupacional Kelen Giovana Leite Ferreira. “O Hospital Escola recebe diariamente pacientes de Pelotas e região que passam horas ou dias nas enfermarias. Para minimizar a condição física, mental e emocional, o projeto propõe atividades de apreciação musical, semanalmente, para esses pacientes. Assim, são coletadas informações sobre o gosto musical dos que se encontram nas enfermarias do e após, o repertório escolhido é disponibilizado aos pacientes “, explica Regina.

Publicado em 09/12/2021, na categoria Notícias.
Marcado com as tags HE, Hospital Escola.