CRInter realiza seleciona para programa “Summer studies of the U.S. Institutes for Scholars”

Estão abertas, até o dia 17 de dezembro, as inscrições para processo seletivo interno voltado à indicação de candidatos para o programa “Summer studies of the U.S. Institutes for Scholars”, promovido pelo pelo governo dos Estados Unidos da América. A UFPel participa à convite do Consulado Geral dos EUA em Porto Alegre, e a organização da seleção está a cargo da Coordenação de Relações Internacionais.

O Summer Studies of the U.S. Institutes for Scholars (SUSI) é um programa acadêmico de pós-graduação intensivo com viagens de estudo integradas, cujo objetivo é fornecer a professores universitários estrangeiros a oportunidade de aprofundar sua compreensão da sociedade, cultura, valores e instituições americanas. É realizado em várias faculdades, universidades e instituições nos Estados Unidos ao longo de seis semanas. Cada Instituto inclui residência acadêmica de quatro semanas e até duas semanas de viagem de estudos integrada.

São seis institutos temáticos: Cultura e Valores Americanos, Jornalismo e Mídia, Pluralismo Religioso nos EUA, Economia e Negócios dos EUA, Política Externa dos EUA e Desenvolvimento da Força de Trabalho. Cada um deles receberá 18 professores estrangeiros, que terão suas despesas pagas pelo Departamento de Estado americano e pelas instituições parceiras.

A UFPel nomeará até seis candidatos, um por Instituto, ao Consulado Geral dos Estados Unidos em Porto Alegre, que encaminhará as candidaturas às fases seguintes da seleção, na Embaixada dos Estados Unidos no Brasil e, posteriormente, no Departamento de Estado dos Estados Unidos. A análise local das inscrições e avaliação dos candidatos será feita por banca constituída por três membros da Superintendência de Inovação e Desenvolvimento Interinstitucional (INOVA), a qual a CRInter é ligada.

Informações gerais sobre os Institutos estão disponíveis neste link.

O edital de seleção pode ser encontrado no anexo a seguir: SEI_UFPel – 1526354 – Edital