UFPel encerra edição 2020 do PAVE com provas das etapas 1 e 2

Mais de 4,2 mil estudantes de Ensino Médio participaram, neste último final de semana, das etapas 1 e 2 do Programa de Avaliação da Vida Escolar (PAVE) da Universidade Federal de Pelotas do ano de 2020. Ocorridas em sete locais, as provas fazem parte do processo que destina 20% das vagas de ingressantes à UFPel.

O PAVE 2020 foi adiado devido à pandemia causada pelo coronavírus. As provas da terceira etapa, voltada aos concluintes, já havia sido realizada no dia 4 de julho. Agora, participaram alunos dos primeiros e segundos anos.

A organização se esforçou para que os protocolos de biossegurança, definidos em conjunto pelo Comitê Covid-19 da UFPel com apoio do comitê municipal, fossem rigorosamente cumpridos. A prova foi reduzida em tamanho para que o tempo de exposição fosse reduzido. Além disso, para que houvesse um maior distanciamento, os concorrentes foram distribuídos em um maior número de salas, duplicando – ou até triplicando, no caso das provas de julho – a quantidade de participantes da equipe de trabalho.

Somando aos participantes deste fim de semana aos de julho, foram 5,3 mil participantes: 2.223 na 1ª etapa, 2033 na 2ª e 1044 na 3ª. A abstenção total da edição 2020 foi de 17,93%.

Atualmente, as equipes das unidades que gerenciam o PAVE – Núcleo de Processos Seletivos da Pró-Reitoria de Ensino, Núcleo de Gerenciamento de Concurso e Vagas da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e a Superintendência de Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação – já trabalham na elaboração do Edital da edição de 2021. Tão logo seja publicado, ocorrerá sua divulgação nos sites e redes sociais da Universidade e do próprio PAVE. A expectativa é que já em 2022 sejam normalizadas as edições.