Início do conteúdo

Projeto de pesquisa da UFPel realiza exposição no MACRS

Será inaugurada, nesta terça-feira (7), no Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS), em Porto Alegra (RS), a mostra “A espessura do tempo”. A exposição é uma ação do projeto de pesquisa “Problemas de Pintura: distensões na prática da pesquisa em arte”, coordenado pelo professor Clóvis Martins Costa, do Centro de Artes da UFPel, que também é o autor das obras da mostra.

Com curadoria de Neiva Bohns, “A espessura do tempo” apresenta a interação do artista com o ambiente natural, envolvendo caminhadas, exercícios de observação e de reflexão, coleta de materiais encontrados e produção de imagens fotográficas, que, de várias maneiras, são incorporadas ao trabalho.

As lonas utilizadas para a produção das pinturas, antes de receberem camadas de tinta, são enterradas, durante determinados períodos, às margens de rios e de lagoas. A última parte do processo ocorre no ambiente do ateliê, quando as obras são finalizadas e preparadas para serem expostas.

De acordo com a curadora, o uso dos elementos da paisagem natural na produção de obras pictóricas possibilitam um lento processo de amadurecimento: “É uma abordagem poética de apreensão do tempo”.

A exposição, que também apresenta fotografias e objetos, estará em cartaz na Sala Xico Stockinger do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul, que fica localizado nas dependências da Casa de Cultura Mario Quintana, na rua dos Andradas, 736, Porto Alegre (RS). A mostra estará aberta de 7 de dezembro a 9 de janeiro de 2022.