Futsal UFPel/Paulista conquista vice-campeonato na Série Ouro

O projeto de futsal, que une em parceria a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e o Paulista Futebol Clube, tem trilhado um caminho de conquistas. Na categoria adulta masculina, o time sagrou-se vice-campeão no Campeonato Gaúcho de Futsal Série Ouro, promovido pela Federação Gaúcha de Futebol de Salão (FGFS). A disputa ocorreu contra o Bento Gonçalves Futsal (BGF), no dia 20. Além da equipe adulta masculina, o projeto tem ainda os times Sub-20 Masculino e Feminino Adulto.

A integração entre Universidade e Clube iniciou em 2019 e tem a proposta de alavancar a modalidade e deixar um legado para o município. Atualmente, cerca de 50% do time adulto masculino é composto por alunos da UFPel. A Universidade também atua na comissão técnica e abre espaço para a participação de estudantes de vários cursos, como Educação Física, Fisioterapia, Psicologia e Jornalismo. O projeto unificado tem ênfase em extensão, mas também oportuniza a realização de pesquisas e estudos, que vão desde trabalhos de conclusão de graduação até doutorado. De acordo com o coordenador acadêmico do projeto, Márcio Mendes, trata-se de uma atuação diferenciada, já que o projeto não visa apenas o resultado de quadra e títulos, mas ensino, pesquisa e extensão. “É um projeto bem abrangente”, salienta.

Quando iniciou as atividades, o Futsal UFPel/Paulista ficou em terceiro lugar da Série Ouro Adulto, em 2019. Retornando às atividades em 2021, já galgou mais degraus na escada, ficando com o vice-campeonato. O time Sub-20 foi campeão estadual em 2019. No mesmo ano, a equipe feminina conquistou a terceira colocação estadual. Atualmente, o Sub-20 jogou o Gauchão, ficando em quarto lugar. O time feminino está na disputa pela Série Ouro e Taça Liberdade.

Time feminino em disputa

Para o coordenador, a união entre UFPel e Paulista leva adiante à bandeira do futsal em Pelotas. A parceria fomenta a modalidade e possibilita que as crianças que estão em formação no Clube possam ter dentro da cidade seus próprios “ídolos”. “O futsal é tradicional e tem uma história rica na cidade. Em pouquíssimo tempo temos resultados bem expressivos”, comemora, lembrando que Pelotas não chegava à final estadual há mais de 40 anos. “A UFPel está sendo protagonista nisso”, pontua.

Sub-20

Grupo
O coordenador destaca que o início do projeto foi possível com a atuação engajada da doutoranda à época, Gabriela David, e dos professores Inácio Crochemore e Pedro Hallal, com apoio da reitoria, que continua até hoje. Pelo Clube, figuras como o gerente administrativo José Felipe Borges (Chinês); o diretor executivo de futsal Éderson Vergara (Pingo); o presidente Ângelo de Freitas; o diretor executivo Diangelis Mohnsam e o supervisor de futsal Rafael Votto.

*Fotos Pedro Lopes

Publicado em 30/11/2021, nas categorias Destaque, Notícias.
Marcado com as tags Escola Superior de Educação Física, ESEF, esporte, esportes, futsal.