Reitora visita a Associação de Pais e Amigos de Jovens e Adultos com Deficiência (Apajad)

Na tarde desta quinta-feira (25), a reitora da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Isabela Andrade, visitou as novas instalações da Associação de Pais e Amigos de Jovens e Adultos com Deficiência (Apajad) juntamente com o pró-reitor de Extensão e Cultura, Eraldo Pinheiro, e a coordenadora de Diversidade e Inclusão, Airi Sacco.

A visita teve como objetivo conhecer o novo espaço e o projeto da Associação para verificar a possibilidade de parcerias visando a oferta de atividades para os 23 jovens e adultos atendidos pela Instituição que, antes de conseguir realizar a mudança para a nova sede em 2020, realizava as suas atividades no Campus Anglo da UFPel, através do projeto “Escola da Inclusão”, com oficinas nas áreas de Turismo, Dança, Terapia Ocupacional, Gastronomia entre outras.

A diretora da Apajad, Silvana Pires, agradeceu a equipe da UFPel pelo tempo em que a Associação utilizou os espaços da Universidade para realizar as atividades. “Gostaríamos muito de manter a parceria com a UFPel neste novo espaço. Temos planos de desenvolver aqui oficinas para proporcionar alegria, inclusão e socialização para eles e para os pais, mostrar que eles não estão esquecidos e não podem ser esquecidos”, disse.

O pró-reitor de Extensão e Cultura, Eraldo Pinheiro, explicou as possibilidades para que a UFPel possa atuar em conjunto com a Associação. “Já temos parcerias com algumas instituições e estamos com uma nova forma de consolidar essas parcerias, para torná-las um projeto da Universidade e não apenas de uma gestão”, explicou.

Já a coordenadora de Diversidade e Inclusão, Airi Sacco, reafirmou a existência de diversas possibilidades de parceria e o interesse da UFPel. “Este tipo de parceria é muito rica para a Universidade, temos muita coisa para aprender com vocês e os nossos estudantes também”, sinalizou.

A reitora Isabela Andrade afirmou que a temática da inclusão é muito importante para a Universidade e está presente no programa de gestão. “O nosso programa tem uma série de ações voltadas à acessibilidade, porque entendemos que o mundo do jeito que está não é para todas as pessoas e o nosso objetivo é tornar a UFPel melhor para que ela consiga atender todas as pessoas. Então, temos um interesse em comum e isso já basta para que possamos avançar e dar continuidade às ações que vinham sendo desenvolvidas”, afirmou.

Apajad

Fundada em 14 de setembro de 2014 a Apajad conseguiu uma sede alugada em 2020. Antes disso, as atividades eram realizadas na Bibliotheca Pública Pelotense e na UFPel. A entidade atende 23 pessoas e suas famílias.

A Associação se mantém a partir de doações, contribuição mensal dos pais, além de diversas ações como a venda de galeto e mocotó e de um brechó que foi montado na sede.

Publicado em 26/11/2021, na categoria Notícias.
Marcado com as tags Diversidade e Inclusão, Extensão e Cultura, Gabinete da Reitora, PREC.