Início do conteúdo

DMS e Grupo AQUARES lançam livro sobre Acesso e Qualidade na Atenção Básica Brasileira

O Departamento de Medicina Social da Universidade Federal de Pelotas (DMS/UFPel) e o Grupo de Pesquisa AQUARES – Acesso e Qualidade na Rede de Saúde – apresentam o livro Acesso e Qualidade na Atenção Básica Brasileira: Análise comparativa dos três ciclos da Avaliação Externa do PMAQ-AB/2012-2018. Acesse a obra gratuitamente, em formato PDF, clicando aqui.

Fruto de intenso trabalho, o livro organizado pelos professores da UFPel Luiz Augusto Facchini, Elaine Tomasi e Elaine Thumé proporciona um perfil abrangente da Atenção Básica à Saúde ao comparar os resultados da avaliação externa realizada entre 2012 e 2018, durante os três ciclos do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB). Também detalha as atividades da avaliação externa sob coordenação do DMS/UFPel e do Grupo AQUARES.

O texto apresenta padrões de indicadores de acesso e qualidade na atenção de gestantes, puérperas, recém-nascidos, crianças pequenas, adultos e idosos, em uma análise das equipes da Estratégia Saúde da Família. Além disso, destaca as mudanças ocorridas nos padrões ao longo do tempo, com foco no alcance dos princípios constitucionais do Sistema Único de Saúde de universalidade, integralidade e equidade. Os autores destacam que a obra é disponibilizada em um momento de máximo desafio para o Sistema Único de Saúde e a Estratégia Saúde da Família face à pandemia de Covid-19 e às ameaças políticas neoliberais.