Início do conteúdo

Egressa da UFPel é homenageada pela Assembleia Legislativa gaúcha

Foi agraciada com o troféu Deputado Carlos Santos a egressa do programa de pós-graduação em Antropologia da UFPel Eva Maria Dutra Pinheiro. A homenagem é prestada pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul a personalidades que tenham notória atuação em prol da comunidade negra gaúcha. A cerimônia ocorreu na tarde da última quarta-feira (17), durante as celebrações do legislativo estadual sobre o Dia da Consciência Negra.

Eva foi escolhida para receber a homenagem devido à sua atuação social e acadêmica. Licenciada em Ciências Sociais e mestre em Antropologia pela UFPel, ela teve atuação determinante na organização e certificação, pela Fundação Cultural Palmares, das oito comunidades quilombolas do município de Piratini, além de mediar o acesso dessas comunidades à políticas públicas. Engajou-se, ainda, na reativação do Clube Social Negro 13 de Maio, daquele município.

Além da forte atuação no âmbito do Movimento Social Negro, Eva possui uma trajetória marcada pelo envolvimento em projetos e trabalhos sociais diversos, como a organização de cooperativa de reciclagem, iniciativas de economia solidária, atividades de cunho social na Casa de Acolhida à Mãe Gestante de Piratini. Eva também participa da Pastoral Afro-Brasileira piratinense.

No âmbito acadêmico, a premiada desenvolveu a pesquisa “Comunidade Quilombola Nicanor da Luz: uma etnografia sobre saberes tradicionais e religiosidades”, sob orientação da  professora Rosane Aparecida Rubert, tendo como co-orientadora a professora Lori Altmann.

Eva ingressou pelas cotas para pessoas negras na pós-graduação, desenvolvendo um importante trabalho de reconstituição de memórias, registro de saberes e modos de vida da comunidade que tomou como universo de pesquisa.