Início do conteúdo

Congresso Brasileiro de Informática na Educação inicia no dia 22

Chegando à sua décima edição, o Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE) deste ano vai acontecer entre os dias 22 e 26 de novembro. O evento anual é organizado pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), através da Comissão Especial de Informática na Educação (CEIE), em parceria com a Universidade Federal de Pelotas e tem a finalidade de reunir a comunidade da área de Informática na Educação para debater os desafios educacionais do Brasil, por meio da troca de informações e formulação de propostas.

O espaço conta com a participação de palestrantes nacionais e internacionais, pesquisadores, professores, estudantes e demais interessados na temática, configurando-se em um ambiente privilegiado de reflexões. Em razão das restrições sanitárias ocasionadas pela pandemia da Covid-19, o CBIE 2021, assim como no ano passado, será realizado em formato virtual.

O tema deste ano “Da nau ao B.A.N.I.: Design Decolonial para Informática na Educação” remete à velocidade com a qual chegamos a uma situação complexa, desafiadora e com muitas oportunidades. A sigla se refere aos termos em inglês Brittleness, Anxiety, Nonlinearity and Incomprehensibility (Fragilidade, Ansiedade, Não-Linearidade e Incompreensibilidade, em tradução livre), que caracterizam o estado atual do mundo, segundo o conceito proposto pelo professor Jamais Cascio. A expressão ‘decolonial’ faz referência ao movimento epistemológico de renovação crítica e utópica das ciências sociais na América Latina, ocorrido no início do século XXI. No contexto da Informática na Educação, a reflexão é sobre como realizar o ‘design’ de soluções que correspondam às características singulares dos sistemas educacionais, em distintos níveis de ensino de um Brasil complexo e plural.

Em sua programação, o CBIE 2021 vai abrigar outros eventos que acontecem paralelamente, como o XXXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), o XXVII Workshop de Informática na Escola (WIE), o Concurso de Teses e Dissertações (CTD-IE), a Jornada de Atualização em Informática na Educação (JAIE), o Concurso Integrado de Desenvolvimento de Soluções de Tecnologia e Objetos de Aprendizagem para a Educação (APPS.EDU) e o Espaço de Criatividade.

A coordenação geral das atividades ficará sob a responsabilidade dos professores Alex Sandro Gomes, do Centro de Informática (CIn) da UFPE, e Tiago Thompsen Primo, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). A programação completa do CBIE 2021 está no site oficial do evento.

Publicado em 18/11/2021, em Notícias. Marcado com as tags Design, Educação, informática, Tecnologia da Informação.