Exposição “Co-néctar” apresenta trabalhos de estudantes

Ocorre, até o próximo sábado (20), a exposição virtual “Co-néctar”, fruto da disciplina de Práticas Profissionais, do Centro de Artes da UFPel. Participam da atividade os estudantes Ana Fuentes, Gerson Manzke e Nathalia Dov, sob orientação da professora Kelly Wendt.

A mostra traz intervenções urbanas, propostas por cada artista, realizadas em suas cidades de origem – Pelotas e Rio Grande -, por meio das quais sugerem formas complementares e criativas de pensar os meios públicos, interagindo com transeuntes. Cada intervenção apresenta uma questão singular, mas todas se conectam pelo uso da palavra como linguagem de conexão e expressão. Pensando a prática profissional, cada estudante pode explorar diferentes aspectos do seu fazer, pois puderam atuar como artistas, produtores e curadores.

O nome “Co-néctar” sugere a questão do contato, pensando as relações dos artistas com as intervenções e os espectadores; mas a sua separação salienta o ‘co’, prefixo que significa união e companhia, e o ‘néctar’, solução açucarada produzia por vegetais para atrair polinizadores; sendo assim, os artistas apropriaram-se das palavras para formar o conceito da exposição.

As ideias foram concebidas de forma virtual, onde se compartilharam ideias, teorias e soluções. A partir daí, conectaram-se as cidades vizinhas, onde ocorreram as intervenções. Também surgiu a conexão através da interação com os transeuntes, que puderam experienciar e pensar a produção artística, proporcionando um encontro experimental do espectador com o local.

A exposição pode ser acompanhada por meio da plataforma Instagram, no perfil @expo.co.nectar.

Publicado em 17/11/2021, nas categorias Agenda, Notícias.
Marcado com as tags Centro de Artes, Estudantes, Exposição.