Restauradora Suzana Cardoso doa sua coleção de livros da área do patrimônio cultural para UFPel

Nos dias 10 e 11 de novembro, a professora Andréa Lacerda Bachettini e a restauradora da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) Keli Cristina Scolari estiveram em Garopaba, em Santa Cataria, fazer a coleta da doação da coleção de livros realizada pela restauradora Suzana Cardoso. Suzana é proprietária da empresa A Cor do Tempo, que atua na área da conservação-restauração de bens culturais há muitos anos.

As tratativas para doação iniciaram há aproximadamente um ano. O acervo é composto por livros que foram reunidos ao longo da trajetória profissional da restauradora e conta com publicações importantes, algumas já esgotadas, da área da conservação-restauração de bens culturais. Suzana diz que a escolha da UFPel para doação se deu pela Universidade abrigar o curso de Bacharelado em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis no Instituto de Ciências Humanas (ICH). A doação vai contribuir na formação de futuros conservadores-restauradores e, também, ser uma forma de retribuir os trabalhos de restauração realizados no Rio Grande do Sul.

Após a conferência dos mais de 800 livros a doação será finalizada junto ao Núcleo de Patrimônio da UFPel com a assinatura do termo de doação e posterior encaminhamento da coleção para Biblioteca da UFPel, momento em que os alunos poderão usufruir este importante acervo.

Está agendada para 2022, logo após o início do semestre letivo, com data ainda a ser definida, uma palestra com a restauradora Suzana Cardoso no Projeto de Extensão “Conversas sobre Conservação e Restauração de Bens Culturais”. O Projeto é uma parceria com a Rede de Museus da UFPel, curso de Conservação e Restauração de Bens Culturais e a Associação dos Conservadores Restauradores de Bens Culturais do Rio Grande do Sul (ACOR-RS). Nessa palestra, Suzana irá apresentar alguns dos trabalhos de restauração e abordar seu percurso profissional.

A UFPel, o ICH e o curso de Conservação e Restauração de Bens Culturais estão honrados com essa doação, que complementará a bibliografia do curso e auxiliará na formação dos acadêmicos e agradecem a generosidade da restauradora Suzana Cardoso.