Início do conteúdo

Conexão CCSO promove live em homenagem ao Dia da Consciência Negra

No dia 19 de novembro, às 16h, o Centro de Ciências Socio-Organizacionais da Universidade Federal de Pelotas (CCSO/UFPel) realizará a última edição da live “Conexão CCSO” de 2021, com o tema “Um Olhar Sobre os Desafios Étnico-Raciais”. O evento será transmitido ao vivo pelo Canal CCSO-UFPel no YouTube.

As convidadas desta edição são todas egressas dos cursos de graduação do CCSO e fizeram suas pesquisas discutindo relações étnico-raciais em suas respectivas áreas:

Ana Carolina Pedra Rosa (Bacharela em Turismo) Monografia: “Existe racismo no turismo? Uma análise de turistas do Brasil vítimas de racismo”

Mirian Marta Fabres (Bacharela em Turismo) Monografia: Sabores e Fazeres: “As Mulheres Negras e a Cultura dos Banquetes em Pelotas”

Vanessa Kolmar Alves (Bacharela em Administração) TCC: “Condições de permanência material e de permanência simbólica na UFPel: as existências e resistências de estudantes negros(as) na Faculdade de Administração e de Turismo”

Vanessa Pereira Dias (Tecnóloga em Processos Gerenciais) TCC: “Ser mulher em uma sociedade machista e ser negra em uma sociedade racista: o mercado de trabalho para a mulher negra no Brasil”

O evento tem duração prevista de duas horas, das 16h às 18h, e será mediado pela professora Francine Pinto da Silva Joseph (CCSO). Durante a live será disponibilizada lista de presença para posterior certificação dos participantes.

O Conexão CCSO é uma ação vinculada ao Projeto Unificado de Ensino Acolhida CCSO que realiza lives mensais com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube CCSO-UFPel, com o objetivo de proporcionar o intercâmbio de informações e vivências entre alunos, docentes e técnicos da UFPel, com profissionais do mercado, gestores públicos e segmentos da sociedade; debater temas emergentes das áreas de Administração, Gestão Pública e de Empresas e Turismo; e discutir os principais desafios e oportunidades no mundo do trabalho para os Administradores, Gestores Públicos, Gestores Privados e Turismólogos.