Após 16 mil atendimentos, Central de Teleconsulta Covid será desativada

Depois de 19 meses e mais de 16 mil atendimentos, a Central de Teleconsulta Covid de Pelotas será desativada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A iniciativa contou com o apoio da Universidade Federal de Pelotas e de seu Hospital Escola.

O serviço prestado pelo telefone 0800-6485319 funcionará até esta sexta-feira (12) às 18h. Depois dessa data, quem ligar ouvirá uma mensagem informando os locais disponíveis para receber o público. A desativação ocorrerá, de acordo com a Prefeitura de Pelotas, devido à redução na procura pelo serviço.

Em um ano e sete meses, foram realizados mais de 16 mil atendimentos, e 1,1 mil pacientes foram acompanhados em isolamento domiciliar. A partir das chamadas realizadas, 1.193 exames RT-PCR foram solicitados e coletados no domicílio pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde.

Desde abril de 2020, o HE atuou com uma equipe de 19 profissionais nas áreas de medicina, fisioterapia, tecnologia da informação e pedagogia, realizando atendimentos nas áreas de saúde, monitoramento das conexões, organização das escalas, além de apoio técnico para o serviço. “A equipe da Ebserh atuou ativamente na Central Covid, na coordenação, no apoio técnico e na atenção aos Usuários do SUS. As atividades prestadas foram indispensáveis para o desenvolvimento da central, nesse um ano e sete meses”, destacou Ângela Lima, coordenadora de Teleatendimento da SMS.

“Ter trabalhado como atendente do 0800 no combate à pandemia da Covid-19 foi uma experiência linda e inimaginável. Com o coração emocionado, agradeço a oportunidade e a honra de ter feito parte da equipe e, por que não dizer, do batalhão de profissionais que deram o seu melhor para a proteção da saúde do povo de Pelotas”, destacou a fisioterapeuta Lucila Schobert.

Publicado em 12/11/2021, na categoria Notícias.
Marcado com as tags Hospital Escola.