Início do conteúdo

2º Simpósio Negritude em Pauta debate os desafios das Políticas de Ação Afirmativa

O “Coletivo Hildete Bahia: Diversidade e Saúde”, da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), promove o 2º Simpósio Negritude em Pauta: Os desafios das Políticas de Ação Afirmativa voltadas à população negra nas universidades públicas. O evento ocorrerá no dia 18 de novembro, às 19h, pelo sistema de webconferência da UFPel (Webconf).

O evento tem como objetivo promover a reflexão sobre a necessidade das políticas de ações afirmativas, sua efetividade e risco de perda das conquistas no contexto atual.

Para discutir a temática foram convidadas:

Claudia Daiane Garcia Molet
Doutora em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, ganhadora do Prêmio CAPES de Tese, na área de História, no ano de 2019 com a tese “Parentescos, solidariedades e práticas culturais: estratégias de manutenção de um campesinato negro no litoral negro do Rio Grande do Sul (do século XIX ao presente)”. É mestra em Ciências Sociais, pela UFPel, é especialista em Educação Profissional pelo IFSul e bacharela em História pela FURG. Autora do livro “O Litoral Negro do Rio Grande do Sul”, publicado pela Editora Oikos, em 2020. TAE/UFPel, Professora pós-doc no PPGHIS/UFRJ (bolsista capes Brasil) e integrante do movimento de resistências UFPRETA.

Georgina Helena Lima Nunes
Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora associada da Universidade Federal de Pelotas, Faculdade de Educação, tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Rural, Educação das Relações Raciais, Educação Quilombola e Gênero, Políticas Afirmativas no Ensino Superior. Líder do Grupo de Pesquisa Movimentos Sociais e Educação (MovSE), coordenadora do Observatório Interinstitucional em Ações Afirmativas.

Taís Alves Farias
Enfermeira. Mestre em Ciências na área de concentração Práticas Sociais em Enfermagem e Saúde. Atualmente, doutoranda do Programa de Pós Graduação da Faculdade de Enfermagem UFPel. Membro do Grupo de Pesquisa em Saúde Mental e Saúde Coletiva da Faculdade de Enfermagem – UFPel. Membro da Associação de Pós-Graduandos do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas (APGEnf). Membro do Projeto de Extensão Barraca da Saúde da Faculdade de Enfermagem – UFPel. Trabalha com a temática Étnicos Raciais com enfoque na Saúde da População Quilombola.

Airi Macias Sacco
Psicóloga, mestre e doutora em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora adjunta do curso de Psicologia da Universidade Federal de Pelotas e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande. Principais áreas de interesse: os estudos sobre preconceito racial, relações raciais, direitos humanos, psicologia do esporte e psicologia da saúde. Coordenadora de Inclusão e Diversidade da UFPel. Coordenadora do Laboratório de Relações Raciais, Direitos Humanos e Direitos da Criança e do Adolescente da UFPel.

Elisa Girotti Celmer
Advogada, doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestre em Ciências Criminais pela Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Áreas de interesse: criminologia, feminismo, gênero e sociologia da violência. Coordenadora de Ações Afirmativas, Inclusão e Diversidades – Caid – FURG.

Mediação – Íria Ramos Oliveira
Mestranda da Enfermagem UFPel 2020, bolsista CAPES. Membro do Projeto de Extensão Coletivo Hildete Bahia: Saúde e Diversidade.

Inscrições podem ser realizadas neste link. Outras informações podem ser obtidas nas páginas do Coletivo Hildete Bahia no Facebook e no Instagram.