Projeto promove Leitura Dramática Virtual para Público Infanto-Juvenil

O projeto de pesquisa Leituras do Drama Contemporâneo, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), realizará no próximo sábado, dia 06 de novembro, mais uma de suas leituras dramáticas on-line, encerrando o ano de atividades. O texto escolhido é “Fedegunda”, de Karen Acioly. Será a primeira vez que o projeto realizará a leitura de um texto teatral para o público infanto-juvenil. A leitura ocorrerá a partir das 17h e será transmitida ao vivo pelo canal do projeto no YouTube.

Karen Acioly é uma inventora de histórias para livros, peças teatrais e filmes. Nasceu no Rio de Janeiro, onde fez teatro desde muito pequena. Estudou belas artes e letras, mas se formou em comunicação e pós-graduou-se em metodologia do ensino superior. Escreveu mais de 30 peças de teatro e tem publicados diversos livros infantis. Acioly já recebeu diversas premiações especializadas na área, como os prêmios Maria Clara Machado, Sharp, Coca-Cola, Zilka Salaberry, entre outros. Sua peça “Tuhu, o menino Villa-Lobos” ganhou o Prêmio de Melhor Livro de Teatro pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ). “Fedegunda” recebeu, em 2016, o Selo Altamente Recomendável da FNILJ (Prêmio 2016 – Produção 2015) e foi também selecionada para o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) Literário 2020.

O texto tem como personagem central Fedegunda, uma garota doce, suave e generosa. Um dia ela descobre que seu coração voou e ela não sabe onde encontrá-lo. Esse é ponto de partida da grande jornada da menina em busca do autoconhecimento e da superação dos desafios impostos pela procura de si mesma: seus medos, seus amores, suas dores, seus desejos e a cura de seu coração despedaçado. Na obra, a escritora traz um cenário de fantasia, sonho e reflexão. Quem é Fedegunda e onde está seu coração? Essa é a linha condutora da história, que começa com uma garota sonhadora que se transforma a cada cena.

A leitura será realizada por: Brenda Seneme, Fernanda Vieira Fernandes, João Vitor, Kelvin Machado, Lorena Zanetti, Mario Celso, Milena Vaz e Thalles Echeverry. A coordenação é da professora Fernanda Vieira Fernandes.

Sobre o projeto
O projeto de pesquisa, existente desde 2015 na UFPel, compõe o Grupo de Estudos em Teatro: Histórias e Dramaturgias (GETEHD) do CNPq, é coordenado pela professora Fernanda Vieira Fernandes e tem como colaboradores os estudantes Brenda Seneme, Gabryel Pyã, Lorena Zanetti, João Vitor, Milena Vaz e Kelvin Marum Machado, além de dois professores de teatro egressos do curso de Teatro da UFPel, Mario Celso e Thalles Echeverry. Desde 2020, por conta da pandemia, estão realizando todas as suas ações de maneira virtual, entre elas leituras dramáticas, entrevistas e oficinas. Saiba mais no canal do projeto no YouTube e no site do projeto.