Pesquisa de Avaliação da Segurança do Paciente é aplicada no HE UFPel

Todos os colaboradores ligados à Gerência de Atenção à Saúde do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE UFPel) estão aptos a participar da Avaliação da Cultura de Segurança do Paciente através da aplicação de um questionário eletrônico.

Essa iniciativa é coordenada pelo Setor de Gestão da Qualidade e Vigilância em Saúde do HE e apoiada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A administração do sistema eletrônico é feita pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), no Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS) e Grupo CNPq QualiSaúde.

O objetivo da avaliação é levantar informações para a melhoria da segurança do paciente no contexto de trabalho dos profissionais que atuam na assistência. É um questionário confidencial com perguntas relacionadas a atitudes e percepções sobre a segurança do paciente dentro da instituição.

Conforme a chefe do Setor de Gestão da Qualidade e Vigilância em Saúde, Susana Cecagno, o resultado desse questionário será utilizado para apoiar a tomada de decisões da gestão da instituição. “Trata-se de uma excelente iniciativa de avaliação da cultura de segurança do paciente em nossa instituição, que proporcionará uma análise local acerca dessa temática e, consequentemente, nos auxiliará no planejamento de ações para o fortalecimento e aprimoramento das práticas assistenciais. Ainda, considerando que é uma adesão voluntária do HE, é importante a participação de todos os nossos colaboradores, com vistas a termos uma visão ampliada dessa temática de acordo com as categorias profissionais. Aproveitando, salientamos que se trata de uma pesquisa avaliativa dos serviços de saúde, com rigor nos aspectos éticos, o que, entre outros aspectos, garante o anonimato e sigilo de todos os respondentes”, disse ela.

O questionário estará disponível para respostas até o dia 20 de dezembro e o acesso deve ser feito através do link que foi enviado ao e-mail institucional de todos colaboradores que estão aptos a participar.

Publicado em 27/09/2021, nas categorias Informes Administrativos, Notícias.
Marcado com as tags HE, Hospital Escola, Pesquisa.