Palestra de abertura da SIIEPE trará a antropóloga Rosana Pinheiro-Machado

O grande evento do calendário da Universidade Federal de Pelotas, a Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão (SIIEPE), chega em 2021 à sua sétima edição, a ser realizada de 18 a 22 de outubro. Neste ano, o tema escolhido para pautar as atividades é “O papel político, social e científico da Universidade na sociedade atual”.

Também será sobre essa temática a palestra de abertura do evento. A sessão ocorrerá no primeiro dia de evento, 18 de outubro, às 18h, e ocorrerá por meio de transmissão ao vivo no canal da UFPel no YouTube e pela página da Universidade no Facebook.

A ministrante será a antropóloga e professora da Universidade de Bath (Reino Unido) Rosana Pinheiro-Machado, que contará com a mediação da vice-reitora Ursula Silva e do coordenador de Pós-Graduação, Rafael Vetromille-Castro. Socióloga formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), possui doutorado em Antropologia pela mesma instituição. Teve passagens pela Universidade Harvard e pela Universidade de Oxford. Atualmente, se debruça sobre temas como a crise brasileira, a ascensão da extrema-direita e o desenvolvimento de economias emergentes.