Início do conteúdo

UFPel alerta para e-mail falso com vagas de trabalho

Um e-mail com o título “Trabalho Temporário”, tem sido enviado a pessoas do meio acadêmico oferecendo vagas para prestação de serviços em concursos e vestibulares. A mensagem indica que as pessoas que manifestarem interesse serão contratadas imediatamente, mas, para isso, solicita o depósito de R$ 200,00 para uma conta particular. O e-mail utiliza o nome de professores da UFPel e FURG, a partir de endereços falsos de e-mail.

Todos os dias, os usuários da UFPel, assim como de outras Instituições, recebem dezenas de mensagens contendo “iscas”, tais como “atualize sua conta”, “aumente seu espaço”, “caixa de e-mail lotada”, e etc. Apesar de simples, esta é uma das principais ameaças atualmente.

Além de fraudes financeiras como a relatada anteriormente, usuários desatentos acabam caindo nas armadilhas e repassando seus dados confidenciais a terceiros. Como consequência, as contas de e-mail são comprometidas, violando a privacidade dos dados nela armazenados e possibilitando a disseminação de outros ataques a partir desta conta.

Caso receba e-mails como estes, ou esteja em dúvida quanto a sua veracidade, entre em contato com a Equipe de Tratamento de Incidentes (ETIR) através do e-mail abuse@ufpel.edu.br.

Para saber mais sobre esta ameaça e como se proteger: Proteja-se de um dos maiores riscos à sua segurança: e-mails maliciosos
(https://wp.ufpel.edu.br/seginfo/2016/11/03/voce-sabe-oque-e-phishing/)