Formação de Professores Ingressantes chega à nona edição

A Pró-Reitoria de Ensino (PRE), por meio do Núcleo de Formação de Professores (NUFOR) da Coordenação de Pedagogia Universitária (CPU), promove a 9ª Formação de Professores Ingressantes da UFPel, a se realizar, conforme o calendário acadêmico, entre os dias 4 e 8 de outubro, em ambiente virtual.

O evento, que ocorre semestralmente, promove ações de formação que buscam contemplar a integração do professor ingressante à cultura universitária, bem como debater questões pedagógicas no contexto da Docência no Ensino Superior.

O curso é dividido em dois módulos independentes, de 20 horas cada, sendo o Módulo 1 realizado no turno da manhã e o Módulo 2 no turno da tarde. O curso ocorrerá de forma concentrada durante a semana e totalizará as 40 horas. Destaca-se que o cumprimento das 40 horas de formação é uma exigência feita aos professores em situação de estágio probatório, pautada pela Resolução nº 15 do COCEPE de maio de 2017.

O Módulo 1 apresenta questões estruturais da Universidade, bem como as pró-reitorias e coordenações. Além disso, será oferecido um tour virtual das unidades na sexta-feira às 14h. Esta ação é direcionada aos professores recém chegados à casa, para conhecimento das diferentes unidades, partilhando a história da Universidade, construindo o sentimento de pertencimento e afetividade com a Instituição de Ensino.

Já o Módulo 2 abordará temas pedagógicos que envolvam a formação de professores, práticas de ensino e pedagogia universitária.

Ressalta-se que esta formação está prevista no calendário acadêmico; nesse sentido é importante que os professores ingressantes organizem e reservem este período para participar das atividades do curso.

Receberá o certificado o participante que concluir no mínimo 75% das atividades do módulo em que se inscreveu.

As inscrições estarão abertas até o dia 30 de setembro. No dia seguinte ao encerramento das inscrições, os links para acessar as atividades do curso de formação serão enviados diretamente ao participante por meio do e-mail cadastrado. As atividades do curso serão realizadas na plataforma institucional e-PROJETO.

Dúvidas podem ser selecionadas por e-mail, no endereço nufor.ufpel@gmail.com.

Inscrições podem ser realizadas por meio deste link. A programação pode ser conhecida no anexo: Programação