Boletim Meteorológico aponta início da Primavera com muitas nuvens

O Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas (CPMet) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) lançou mais um boletim especial semanal de previsão meteorológica. A análise apresentada nesta segunda-feira (20) indica que  a Primavera, que inicia na quarta-feira, dia 22 de setembro, às 16h21min, chega com muitas nuvens, chuvas esparsas e muita umidade nos interiores de residências e comércios.

O vento predominante será de leste e sudeste com rajadas moderadas entre 40e 50 km/h até quinta-feira, diminuindo no final de semana e virando para noroeste.

No final de semana, o sol predominará e a temperatura se elevará gradualmente até a entrada de uma nova frente fria na próxima semana.

Nas áreas litorâneas há chances de chuva durante toda a semana devido a umidade oriunda do mar.

Devido a alta umidade presente no estado ainda podem ocorrer chuvas isoladas e, desta forma, é necessário o acompanhamento diário das previsões e imagens de satélite.

A tendência para a última semana de setembro é de muita instabilidade com ocorrência de chuva. As temperaturas tendem a continuar amenas no início e muito calor ao longo da semana.

Previsões e análises

O boletim apresenta, ainda, a previsão climática para o trimestre outubro-novembro-dezembro que terá chuva abaixo da média para os próximos meses. Setembro já aponta como um dos meses de maior volume de chuva dos últimos meses na metade sul do RS, com chuvas acima da média em toda a região, reservatórios e açudes totalmente cheios e alguns rios com episódios de transbordamento, como o rio Jaguarão, na fronteira com o Uruguai.

Os modelos de previsões climáticas são consensuais em indicar uma diminuição nos volumes de precipitação ao longo da primavera com possível déficit hídrico no verão. O Rio Grande do Sul é o único estado com chuvas acima da média das regiões sul, sudeste e centro-oeste. Na estação do Campus Capão do Leão/Embrapa o acumulado de setembro até o dia 12 foi de 219 mm, enquanto que a média para o mês é de 123 mm.

O conteúdo do boletim foi elaborado de forma colaborativa entre a equipe do CPMet, PET Meteorologia, alunos e professores de graduação e pós-graduação da Faculdade de Meteorologia da UFPel.