Reitoria recebe doação de exemplares do álbum Figurinhas de Pelotas

Em visita na tarde desta quinta-feira (16), a equipe da Otroporto realizou a doação de exemplares do álbum Figurinhas de Pelotas para a UFPel. O álbum possui duas edições e tem como objetivo valorizar a história, o patrimônio e a cultura do município, através de figurinhas que rememoram fatos importantes para a cidade.

Durante o encontro, o pesquisador da Otroporto Guilherme Almeida, contou como surgiu a ideia do álbum que foi idealizado por Duda Keiber durante uma reunião familiar na Copa do Mundo de 2018. “Ele estava com os filhos colando figurinhas do álbum da Copa, em paralelo trabalhávamos no Almanaque do Centenário de Pelotas, ele juntou as duas coisas e aí está o resultado”, disse.

A reitora Isabela Andrade parabenizou a equipe pelo trabalho e destacou a importância de iniciativas de preservação e valorização do patrimônio pelotense. “A nossa arquitetura e o nosso patrimônio material e imaterial são reconhecidos em todo o país, dos doces até as edificações históricas, a arquitetura colonial e a arquitetura eclética. Valorizar tudo isso através de um álbum de figurinhas é fantástico”, ressaltou.

A UFPel recebeu destaque na segunda edição do álbum Figurinhas de Pelotas através de uma homenagem ao ex-reitor Pedro Hallal que compõe uma das 105 figurinhas da edição. Ele considera um orgulho fazer parte de um projeto como esse, representando a história da cidade em que nasceu, cresceu e vive até hoje. “Na minha infância, sempre fui fã dos álbuns de figurinhas e fazer parte de um é uma ótima experiência”, complementa.

Além de Guilherme e Isabela também estiveram presentes pela Otroporto, a fotógrafa Lola e pela UFPel o pró-reitor de Extensão e Cultura, Eraldo Pinheiro e o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento, Paulo Ferreira Jr.