Mês da Segurança do Paciente terá ciclo de palestras e atividades sobre lesão por pressão

Em alusão ao mês da Segurança do Paciente, o Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE UFPel) terá ciclo de palestras sobre prevenção de lesão por pressão, promovida pelo Setor de Gestão da Qualidade e Vigilância em Saúde, Grupo de Pele e Grupo de Estudo e Pesquisa em Prevenção e Tratamento de Lesões Cutâneas (GEPPTELC). As atividades serão destinadas aos colaboradores da instituição, bem como alunos e docentes dos cursos da área da saúde da universidade.

A programação será do dia 21 ao dia 24 de setembro. As atividades também contemplam pequenas reuniões de equipes diretamente nas unidades do hospital, para abordar as medidas de prevenção de lesão por pressão. Essas ações ocorrerão todos os dias, em turnos diferentes, para atingir a todos colaboradores.

As palestras ocorrerão na manhã do dia 22 das 9h30 às 11h, de forma online, e serão reprisadas na tarde do dia 22 das 15h30 às 17h, e nas noites dos dias 23 e 24, das 21h30 às 23h30. A primeira terá como tema “Lesão por pressão em idosos” e será apresentada pela professora da Faculdade de Enfermagem Fernanda Tristão. A segunda palestras será sobre “Lesões decorrentes do posicionamento cirúrgico”, com a enfermeira do Grupo de Pele Cibelle Veleda. E a terceira palestra será com a professora da Faculdade de Enfermagem Franciele Cordeiro, que abordará “Lesão por pressão em pessoas em final de vida”. No dia 24, pela manhã, os enfermeiros líderes receberão uma capacitação para aplicação e registro da Escala de Braden no sistema AGHU.

A enfermeira do Grupo de Pele Maria Angélica Padilha destaca que a prevenção de lesão por pressão é uma das metas do Programa Nacional de Segurança do Paciente do Ministério da Saúde, já que lesão por pressão é o terceiro tipo de evento mais frequentemente notificado pelos Núcleos de Segurança do Paciente dos serviços de saúde do país. “No entanto cabe destacar que a maiorias das lesões por pressão podem ser evitadas com práticas seguras”, disse.

“Durante os anos de 2020 e 2021, desenvolvemos uma série de melhorias para qualificar a avaliação de pacientes em relação ao risco de desenvolver lesão por pressão e no mês da segurança do paciente buscamos desenvolver atividades educativas, relacionadas às medidas de prevenção de lesão por pressão voltadas aos colaboradores, alunos e professores, cujo objetivo é promover o cuidado seguro”, complementou ela.

O acesso às palestras se dará por meio deste link.

Publicado em 17/09/2021, na categoria Notícias.
Marcado com as tags Hospital Escola.