Auditório do Centro de Artes recebe shows do Kanimambo Multicultural

O auditório do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas recebe, nesta sexta-feira (17), a programação do festival Kanimambo Multicultural, considerado um dos projetos mais relevantes no estado do Rio Grande do Sul na categoria Culturas Populares. O evento é composto por diversas expressões artísticas negras, como música, teatro, dança e um desfile com o vestuário africano. As atividades ocorrem das 15h às 19h e serão transmitidas online.

Este é uma ação dentro do projeto unificado, com ênfase em extensão, Espaço Arte Popular – Encontro de Saberes, proposto pela PREC, através da Coordenação de Arte, Cultura e Patrimônio, sob a coordenação da professora Eleonora Santos. Já o projeto Kanimambo Multicultural foi contemplado pelo edital Criação e Formação – Diversidades das Culturas, da Secretaria Estadual de Cultura com financiamento da Fundação Marcopolo.

O imigrante senegalês Bathie Fall, proponente e coordenador do projeto, residente em Pelotas desde 2014, conta que a ideia do projeto é a de correlacionar as diversas expressões artísticas: “Queremos transmitir empoderamento negro, moda, estética e cultura de resistência a partir de um projeto que pensa a nossa sociedade de forma mais igualitária”.

Para o desfile de moda africana, foi feita uma chamada pública para a qual se priorizou a participação de pessoas negras vestindo a marca no desfile e editorial, pois isso traz mais representatividade em todos os espaços. “Tratando-se de moda, o ‘padrão’ pré-estabelecido nem sempre contemplou a diversidade racial”, explica.

Mais informações podem ser encontradas neste link. https://www.instagram.com/kanimambo_oficial/

Publicado em 16/09/2021, na categoria Notícias.
Marcado com as tags Centro de Artes, Extensão, Extensão e Cultura.