Nota do Conselho Universitário da UFPel sobre Orçamento

O Conselho Universitário (Consun) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) vem a público externar suas preocupações com o funcionamento da nossa Universidade neste final do ano de 2021 em face das restrições orçamentárias impostas pelo Governo Federal. O orçamento de custeio das Universidades Públicas neste ano sofreu um corte sem precedentes na história recente destas instituições.

A situação é gravíssima. É impossível honrar todas as despesas da Universidade até o final do ano com este corte. A despeito da redução de gastos pela realização de atividades remotas, várias despesas não podem ser ignoradas sem que haja, por exemplo, quebras de contrato ou sem que se deixe alunos em situação de vulnerabilidade sem nosso apoio.

Os recursos econômicos utilizados pela UFPel para sua manutenção e investimentos o são, essencialmente, investidos em nossa região e a supressão referida impacta direta e negativamente nossa economia regional.

Assim, nos dirigimos a toda a comunidade da Universidade e da Região para que se unam forças a fim de cobrar que o governo federal e os parlamentares encaminhem e aprovem uma lei orçamentária complementar, suplementando os orçamentos das instituições para, no mínimo, os valores do ano de 2020.