Início do conteúdo

Nota da Reitoria da UFPel – Avaliação quadrienal da CAPES 2021

O Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG) é uma construção coletiva da comunidade científica brasileira, responsável pelo crescimento e fortalecimento da Pós-Graduação e da Pesquisa em nosso País. A avaliação dos Programas de Pós-Graduação constitui importante parte deste sistema, tendo se consolidado como um processo com a participação da comunidade científica.

A Reitoria da Universidade Federal de Pelotas vê com muita preocupação as recentes notícias acerca da condução do processo de Avaliação Quadrienal 2021, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Um cenário de insegurança e incerteza tem se configurado na Comunidade Acadêmica.

Também o Conselho Técnico Científico do Ensino Superior (CTC-ES) tem tido preocupações com a condução implementada e recentemente os membros deste conselho expressaram forte reação às diversas medidas propostas que podem negativamente afetar a realização da Avaliação Quadrienal. (Leia a carta na integra aqui.)

A UFPel, consciente desta grave ameaça, vem subscrever a carta encaminhada à CAPES, expressando também apoio irrestrito aos membros titulares do CTC-ES.

Publicado em 15/09/2021, na categoria Notícias.