Odontologia receberá investimento de emenda parlamentar

A Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), referência no serviço à população da zona Sul, receberá investimento de R$ 200 mil provenientes de emenda parlamentar do deputado federal Elvino Bohn Gass (PT-RS). O montante será utilizado para a compra de uma nova autoclave para esterilização dos materiais e 12 cadeiras odontológicas para atendimento de pacientes, que servirão para, além de qualificar o serviço, possibilitar a ampliação dos consultórios individualizados, aos quais a Faculdade precisou se adaptar devido à pandemia.

Com o cenário de Covid-19, em função da segurança de pacientes, estudantes e comunidade, a Faculdade de Odontologia precisou diminuir o volume de atendimentos. De 35 mil em 2019, os atendimentos caíram para 1,6 mil no primeiro ano de pandemia, mas vêm subindo gradualmente, à medida em que as readequeções de estrutura avançam. Foram 1,5 mil procedimentos de atenção básica apenas no mês de agosto deste ano. Desde o ano passado, a UFPel vem investindo em qualificações nos espaços, porém, ainda precisa de melhorias, embora limitada por cortes em seu orçamento. A projeção é de chegar de 60% a 70% do que era feito antes, com a capacidade instalada que haverá.

Em visita à Faculdade nesta sexta-feira (10), o parlamentar declarou seu apoio à causa, em uma iniciativa liderada pelo Centro Acadêmico. Os alunos uniram-se para buscar alternativas para ampliar o funcionamento do serviço e, assim, combater a evasão de estudantes e a demanda reprimida de atendimentos – que pode fazer com que um problema simples se torne mais complexo. “A gente quer se formar, trabalhar e ajudar a população”, pontuou a vice-presidente do Centro, a estudante Ândrea Daneris.

O deputado lamentou que o governo federal corte recursos para a educação e salientou que o apoio à Faculdade de Odontologia representa uma aposta na juventude que se formará e na qualidade de atendimento à população.

O pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento, Paulo Ferreira Júnior, explica que, com os cortes no orçamento de custeio da Universidade e o baixo recurso de orçamento para investimentos que a instituição recebe, uma emenda como essa é fundamental. Afinal, o recurso destinado representa 10% do orçamento de investimento da UFPel atualmente. “Um apoio quando mais se precisa é muito importante, ainda mais na Odontologia, que é a unidade acadêmica mais afetada pela pandemia. Não paramos de trabalhar nas intervenções de infraestrutura desde o meio do ano passado, mas muita coisa ainda precisa ser feita, porque precisamos individualizar os espaços de atendimento”, pontuou. Hoje, já estão disponíveis 32 consultórios individualizados, a metade do necessário.

De acordo com o diretor da Faculdade de Odontologia, professor Evandro Piva, o investimento vai possibilitar modernização e readequação na estrutura de funcionamento da Unidade e menos propensão a surpresas de manutenção corretiva. “É um aporte que vai qualificar o atendimento e o serviço e vai conferir maior condição de biossegurança para usuários e pacientes”, disse.

A reitora, Isabela Andrade, destacou o empenho dos alunos da Faculdade de Odontologia na busca de soluções aos problemas da Unidade. “Nosso orçamento sofreu um corte de mais de 20% neste ano e emendas como essa, direcionada a sanar parte das dificuldades que temos enfrentado pela falta de investimentos na educação, são fundamentais”, afirmou.