Hospital Escola promove terceira edição do Seminário de Segurança do Paciente

Com o tema “A segurança do paciente e importância do uso de ferramentas para prevenção de incidentes”, acontece durante o dia 17 de setembro a terceira edição do Seminário de Segurança do Paciente do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE UFPel). O evento tem como público-alvo profissionais assistenciais, preceptores, alunos de graduação e residentes da instituição.

A programação será toda online e iniciará às 9h com a abertura pela equipe de organização, liderada pelo Setor de Gestão da Qualidade e Vigilância Hospitalar (SGQVH). A primeira palestra será às 9h15min, com o tema “Práticas de segurança do paciente na instituição: um caminho certo para a satisfação do usuário”, com Vilani Medeiros, professora do Departamento de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Às 10h15min, ocorre a palestra “Medicação segura no contexto hospitalar”, com Tatiana Von Diemen, farmacêutica do Centro de Informações sobre Medicamentos e Farmacovigilância do Hospital das Clínicas de Porto Alegre. Seguida do Lançamento do Protocolo de Medicação Segura do HE UFPel, apresentado pela enfermeira Dione Lima Braz, chefe da Unidade de Qualidade e Segurança do Paciente, e pela farmacêutica Patrícia Crisel Barboza Tust, do Setor de Farmácia.

Após intervalo, às 14h, haverá a palestra “Cuidado Materno e Neonatal Seguro” com Christian Negeliskii, enfermeiro da Gerência de Risco Assistencial do Hospital Nossa Senhora da Conceição de Porto Alegre. E, às 15h, acontece o lançamento do Check-List do Parto Seguro do HE UFPel, apresentado pela enfermeira obstetra Tauana Reinstein de Figueiredo, da Unidade Materno Infantil.

Para a chefe do SGQVH, Susana Cecagno, este evento é de suma importância para a instituição, no sentido de fomentar a cultura de segurança na atenção hospitalar. “Com vistas ao fortalecimento das práticas seguras, traremos para discussão a relevância da implantação de dispositivos e ferramentas que garantam a melhoria da qualidade da assistência prestada”, destacou ela.

Os documentos que serão lançados buscam qualificar as práticas assistenciais, padronizar processos de trabalho e, ao mesmo tempo, servir de barreira para prevenção de incidentes e, também, de modelo aos estudantes de graduação, residência e egressos da instituição. “Eles foram desenvolvidos pelos trabalhadores do hospital, que se utilizaram das melhores e mais atuais evidências científicas e práticas de trabalho para a sua construção e, certamente, possibilitarão um impacto muito positivo no tocante ao uso de medicações e nos partos e nascimentos”, ressaltou Susana.

Publicado em 09/09/2021, na categoria Notícias.
Marcado com as tags Hospital Escola.