Início do conteúdo

Depressão Pós-Parto é tema de palestra para profissionais da saúde

“Precisamos falar sobre depressão pós-parto: orientações aos profissionais de saúde sobre o manejo de mães com depressão pós-parto” é a palestra que a psicóloga do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE UFPel), Doralúcia Gil, irá apresentar na quinta-feira (16), às 10h30min, através da Plataforma Webconf.

Doralúcia atua na área materno-infantil do HE, é especialista em avaliação psicológica e mestre e doutora em psicologia. Segundo ela, é de fundamental importância falar sobre o manejo dos profissionais que atendem puérperas com depressão pós-parto e que estão com seus bebês hospitalizados. “As equipes reconhecem a relevância de ter cuidado em saúde mental com elas, mas muitas vezes não sabem identificar e diferenciar a depressão pós-parto de um quadro emocional reativo à situação de hospitalização do bebê. Essa manifestação das mães reativas à situação estressora pode provocar tristeza, ansiedade, medo e preocupação, os quais são esperados dentro do contexto da hospitalização e, quando é o caso, da prematuridade. No entanto, a depressão pós-parto é um quadro mais grave e demanda atendimento especializado em saúde mental”, destacou ela.

O evento é promovido pelo Grupo de Estudos e Pesquisas de Pelotas em Neonatologia (GEPPNEO) e pode ser acessado através do link https://webconf.ufpel.edu.br/b/rut-rvt-9wd.

Publicado em 08/09/2021, nas categorias Agenda, Notícias.
Marcado com as tags Hospital Escola.