UFPel e Prefeitura de Pelotas discutem proposta para criação de CAPS III

Na tarde desta terça-feira (2), ocorreu uma reunião entre a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e a Prefeitura Municipal de Pelotas para apresentação de uma proposta de implantação de um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS III). A ideia está no Plano de Gestão da UFPel e foi construída em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREC) e o Grupo de Pesquisa em Enfermagem, Saúde Mental e Saúde Coletiva da Universidade.

A reitora Isabela Andrade deu início à reunião salientando a importância das ações que a Universidade e a Prefeitura realizam em conjunto e contando como surgiu a ideia de desenvolvimento da proposta para o CAPS III. “Estamos preocupados com o momento pós-pandemia e com as demandas que a população terá, é nesta perspectiva que pensamos em desenvolver a proposta que será apresentada hoje”, disse.

Durante a apresentação, o coordenador de Saúde e Educação da PREC, Gustavo Ferreira, explicou os detalhes da proposta para o CAPS III que prevê atendimento 24h, oito leitos de acolhimento e a participação dos cursos da área de saúde da UFPel: Enfermagem, Terapia Ocupacional, Psicologia, Medicina, Odontologia, Fisioterapia, Educação Física, Nutrição e Farmácia.

Após a apresentação da proposta a prefeita Paula Mascarenhas destacou que as iniciativas da UFPel são sempre bem-vindas. “Vejo com bons olhos a proposta, precisamos analisá-la considerando que a Saúde é uma área complexa”, destacou. A secretária de Saúde de Pelotas, Roberta Paganini, observou que a Secretaria Municipal de Saúde tem total interesse na participação de profissionais e estudantes da UFPel nos serviços de saúde oferecidos pelo município.

Ao final da reunião, foi marcado um novo encontro que ocorrerá no início de outubro e terá como objetivo aprofundar a análise da proposta e pensar em formas de viabilizá-la.

Estiveram presentes na reunião representando a UFPel: a reitora Isabela Andrade, o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento, Paulo Ferreira Jr., o pró-reitor de Extensão e Cultura, Eraldo Pinheiro, o coordenador de Saúde e Educação da PREC, Gustavo Ferreira, as professoras do Grupo de Pesquisa em Enfermagem, Saúde Mental e Saúde Coletiva que desenvolveram a proposta, Michele Mandagará e Ellen Ricci e a pós-doutoranda Liamara Ubessi.

Já pela Prefeitura Municipal de Pelotas participaram a prefeita Paula Mascarenhas, a Secretária de Saúde, Roberta Paganini e a chefe do Departamento de Saúde Mental, Marcia Helena dos Santos da Rosa.

A reunião também teve a participação de representantes da Associação dos Usuários dos Serviços de Saúde Mental de Pelotas (AUSSMPE), Claudionei Fernando e Ivon Lopes.