Abertas inscrições para Atendimento nas Salas de Apoio e Acompanhamento Pedagógico

O Programa Institucional de Apoio Pedagógico da Universidade Federal de Pelotas (PIAPE/UFPel) é voltado aos estudantes e tem como objetivo central auxiliar no processo de aprendizagem através da escolha de diferentes procedimentos. As atividades ocorrem em salas virtuais, pelo sistema de webconferência da UFPel, sempre no mesmo endereço. As atividades começam no dia 13 de setembro.

Os temas elencados visam auxiliar, organizar e dar dicas para que cada um dos estudantes assuma a responsabilidade da própria formação.

A organização pede que o participante considere seu tempo disponível para a inscrição nas salas, que serão realizadas durante todo o semestre.

As inscrições podem ser feitas neste link.

As pedagogas responsáveis pelo Piape são Lúcia Maria Vaz Peres e Rogeria Aparecida Cruz Guttier.

Programação:

Segundas-feiras – 18h
Tema: Mágicas da semana – com Lúcia Peres e convidados
Consiste em trazer ideias que criem possibilidades para estimular a potência que habita em cada um, auxiliando a focar nos estudos.

Terças-feiras – 19h
Tema: O “bicho-papão” do TCC – superando dificuldades – com Lúcia e Rogéria
Consiste em dar dicas de como estruturar um TCC, a partir da experiência de orientadores e obras sobre metodologia que tenham uma linguagem acessível e generalista; como fazer resumos de capítulos de livros e artigos; dicas sobre tecnologias digitais; normas ABNT; escrita de artigos científicos.

Quartas-feiras – 14h
Tema: Leitura, estudo e escrita na universidade – com Rogéria
Consiste em oferecer dicas e exercícios sobre como ler, estudar e escrever na universidade; como estudar e memorizar; métodos de estudos, estratégias e afins; organização de tempo e técnicas de estudo; como descobrir horário e ambiente de estudo que propicie o desenvolvimento de atividades, e como organizar as tarefas. Gerenciamento do tempo.

Quintas-feiras – 19h
Tema: meditação guiada – com Lúcia Peres
Consiste em exercitar o ato meditativo, a partir de assuntos que auxiliam no relaxamento, na atenção presente, motivações e criação de possibilidades e memorização.

Sextas-feiras: Conversas individuais, com Lúcia ou Rogéria
Agendadas pelo e-mail c.apoiopermanencia@gmail.com.