Ciclo de palestras marca Setembro Amarelo no Hospital Escola

Com o tema “Um cuidado com a vida”, ocorre ao longo deste mês no Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE UFPel), a campanha alusiva ao Setembro Amarelo, mês da prevenção ao suicídio. Com foco em debater e esclarecer questões pertinentes à prevenção deste problema de saúde pública, com entendimento a partir de uma perspectiva multiprofissional, serão ofertadas palestras online aos colaboradores do hospital, docentes e acadêmicos, através da plataforma Teams.

“O suicídio suscita preconceito, falta de informação e um tema de difícil discussão devido a tabus que o cercam. Dessa forma, as ações pensadas para o HE visam contemplar diferentes áreas de conhecimento, com diferentes enfoques sobre a prevenção ao suicídio”, destaca a equipe da Unidade de Atenção Psicossocial, organizadora do evento.

A primeira palestra irá ocorrer na sexta-feira (3), às 10h, apresentando “O Protocolo e seus papéis enquanto profissionais: médico, psiquiatra, médico assistente, enfermeiro, assistente social e psicólogo”, com Roberta da Cunha Dutra, Pedro Abuchaim, Carim Dummer, Camila Martins, Dione Braz e Daniela Vilela.

No dia 10, nos horários das 16h e 21h, o psicólogo Jean Bertollo fala sobre “Riscos e Prevenção ao Suicídio”.

No dia 17, nos horários das 16h e 20h30min, o tema tratado será “Diagnóstico, avaliação geral e sinais de alerta”, com Doralúcia Gil da Silva e Ágatha Brum Santana.

E no dia 24, às 10h, será apresentado o serviço da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) da UFPel, com a abordagem “A prevenção é trabalho de todos, todos os dias”, por Rogéria Guttier, Thaíse Campos Mondin, Daniele Teixeira, Juliana Antunes Souza, Ana Paula Barbosa e Renata Carpena Schramm.

Os links individuais das palestras serão enviados no dia do evento para o e-mail institucional de todos participantes.

Publicado em 01/09/2021, nas categorias Agenda, Notícias.