Evento do PPG em Educação marca lançamento da Enciclopédia Brasileira da Educação Superior

A Universidade Federal de Pelotas receberá, nesta quarta-feira (1º), um dos diversos eventos de lançamento da Enciclopédia Brasileira de Educação Superior. A atividade, promovida pelo programa de pós-graduação em Educação, terá como foco especial o capítulo “Formação de Professores da Educação Superior”, que teve como autora a professora Maria Isabel da Cunha, docente convidada do PPGE que já ocupou a cadeira de Pró-Reitora de Graduação da UFPel.

O evento ocorre em parceria com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), instituição da qual fazem parte as outras duas coautoras dessa parte da enciclopédia, Dóris Pires Bolzan e Silvia de Aguiar Isaia.

A Enciclopédia é fruto do trabalho de pesquisadores da Rede Sul Brasileira de Investigadores da Educação Superior (RIES), que têm a ambição de ofertar olhares e possibilidades capazes de expressar posições, pensamentos e fatos do contexto contemporâneo, assim como motivar os usuários a dar respostas aos desafios da educação, buscando configurar a Educação Superior como campo científico de produção de pesquisa.

O primeiro Volume inclui capítulos referentes aos seguintes temas: Internacionalização da Educação Superior, de autoria de Marilia Morosini (PUCRS) e Marilene Della Corte (UFSM); Políticas de Educação Superior, escrito por Sérgio Roberto Kieling Franco (UFRGS); Gestão da Educação Superior, de autoria de Maria Estela Dal Pai Franco (UFRGS) e Solange Maria Longui (UPF); Avaliação da Educação Superior, escrito por Denise Leite (UFRGS) e Marlis Polidori (UFRGS).

O segundo volume traz a contribuição de José Vieira dos Santos (UnB) sobre o tema da História da Educação; Currículo e práticas pedagógicas, de autoria de Cleoni Maria Fernandes; Formação de professores da educação superior, escrito por Maria Isabel da Cunha (UFPel), Doris Pires Bolzan e Silvia Maria Isaia (UFSM), e Estudantes da Educação Superior, por Vera Lucia Felicetti (Unilasalle).

O lançamento contará com a participação, de além das docentes autoras, da professora Elisa Lucarelli, das Universidades de Buenos Aires e Tres de Febrero, que dialogará sobre o tema.

O evento ocorre nesta quarta-feira (1º), às 14h, neste link.

Publicado em 31/08/2021, na categoria Notícias.