Nate transforma-se em Nuped – Núcleo de Políticas de Educação a Distância

Após um longo debate interno na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), foi aprovada pelo Conselho Universitário (Consun) a criação do Núcleo de Políticas de Educação a Distância (Nuped). Em substituição ao Núcleo de Apoio a Tecnologias Educacionais (Nate) e à Coordenação de Programas de Educação a Distância (CPED), o novo Núcleo visa repensar, reorganizar e qualificar o suporte à utilização de tecnologias digitais e à Educação a Distância (EaD) na UFPel. As mudanças estruturais na Universidade, relacionadas à EaD, representam um avanço na organização da área.

O Nuped, vinculado à Pró-Reitoria de Ensino (PRE), assume a responsabilidade pela proposição de políticas e suporte (tecnológico e pedagógico) à EaD. Sua estrutura é composta por uma Seção de Apoio a Tecnologias Educacionais (Sate) que presta apoio à utilização de tecnologias para o ensino na Universidade, envolvendo a preparação de materiais didáticos, Recursos Educacionais Abertos (REA) e a formação de docentes nestas tecnologias. Inclui ainda uma Seção de Políticas Institucionais para EaD (SPIEAD), responsável pela proposição e implantação de políticas institucionais relativas à EaD e a Unidade Universidade Aberta do Brasil (UUAB), que é responsável por prestar atendimento administrativo e pedagógico aos cursos e atividades desenvolvidas no âmbito do Programa Universidade Aberta do Brasil.

Assista a um documentário a respeito aqui.