UFPel tem atuação destacada em espaços externos de participação para o desenvolvimento

A Universidade Federal de Pelotas (UFPel), atualmente, está representada junto a 66 institucionalidades estruturadas na forma de conselhos, comissões, fóruns e outros tipos formais de organização. Essas representações Institucionais (RIs) se dão em torno de temáticas como saúde, educação, direitos, meio ambiente, desenvolvimento, tecnologia e inovação e se constituem em formas de efetiva inserção da UFPel no território em que atua, ao proporcionarem relações recíprocas de influência e colaboração por meio do desempenho de servidores oficialmente designados para a função.

A Coordenação de Extensão e Desenvolvimento Social (CEDS), da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREC), é a estrutura responsável pela sistematização das Representações Institucionais, pela integração e acompanhamento aos servidores com a incumbência e pelo suporte técnico às situações advindas da atuação. De acordo com o pró-reitor de Extensão e Cultura, Eraldo dos Santos Pinheiro, as representações promovem o diálogo constante, ao ouvir as demandas e proposições, ao integrar diferentes áreas do conhecimento e ao aproximar pessoas, estruturas e processos, assim contribuindo para a pluriversalização do conhecimento e a diversificação da inserção territorial da Universidade.

Entre as diversas institucionalidades com representação de servidores da UFPel estão: Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Pelotas, Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Camaquã, Rede de Biotecnologia da Região Sul – SulBiotec, Fórum Gaúcho de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Pelotas, Associação Universidade em Rede – UniRede, Comissão da Produção Orgânica no Estado do Rio Grande do Sul (CPOrg/RS), entre outras.

Importância

Essa modalidade de participação vem sendo progressivamente ampliada na UFPel, especialmente a partir de regulamentação específica expedida em 2019, que orientou o exercício da função de representação e estabeleceu os procedimentos pertinentes.

Segundo a assistente social da UFPel, Silvia Carla Bauer Barcellos, que atua no processo, essa forma de atuação externa, possibilita entregas de conhecimento técnico-científico especializado e o exercício de influência na dinâmica relacional dos arranjos participativos instituídos. Também proporciona mediações para outras colaborações da Universidade, assim como, a partir das percepções dos representantes, pode agregar importantes elementos da ambiência externa ao planejamento institucional.

Informações referentes às RIs e notícias atualizadas sobre os desempenhos podem ser acessadas na página https://wp.ufpel.edu.br/representacoesinstitucionais/.