Professores apresentam palestras online em seminário do Pacto Nacional pela Primeira Infância

Os professores Joseph Murray e Iná Santos, do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da Universidade Federal de Pelotas (PPGEpi/UFPel), apresentam palestras no Seminário Nacional do Pacto pela Primeira Infância – Região Sul, que acontece nos dias 19 e 20 de agosto, com transmissão aberta ao público pelo canal do Conselho de Nacional de Justiça no YouTube (CNJ no YouTube). As inscrições estão abertas ao público até esta quarta-feira, 18, e podem ser feitas neste link.

A ação faz parte do projeto “Justiça Começa na Infância: fortalecendo a atuação do sistema de Justiça na promoção de direitos para o desenvolvimento humano integral”, coordenado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O encontro virtual tem o objetivo de fomentar o diálogo entre pessoas e organizações responsáveis pela atenção à primeira infância nos estados da região Sul, além de sensibilizar profissionais dos sistemas de Justiça e de garantia de direitos da Criança e do Adolescente de todo o país sobre a importância da atuação integrada entre setores para a implementação do Marco Legal da Primeira Infância.

O evento é voltado a pesquisadores e a toda a rede de profissionais e operadores do direito envolvidos na garantia de direitos e atenção à primeira infância – o período, que vai desde a gestação até os primeiros seis anos de vida, é considerado primordial para o desenvolvimento humano saudável.

Na abertura do encontro, será realizada Solenidade de Adesão ao Pacto Nacional pela Primeira Infância, à qual serão convidadas todos os Tribunais de Justiça, Procuradorias Gerais, Defensorias Públicas, seccionais da Ordem dos Advogados do Brasil, Assembleias Legislativas, governos estaduais e prefeituras das capitais da região Sul, entre outras instituições indicadas que desenvolvam ações significativas em prol dos direitos da primeira infância.

O seminário contará com apresentação de projetos, conferências, palestras e debates. Também serão realizados workshops simultâneos, onde participantes podem sugerir propostas a órgãos públicos e sociedade para aprimorar a atenção e cuidado com as crianças, com o posterior encaminhamento das deliberações ao CNJ.

A participação do PPGEpi começa nesta quinta-feira (19), com a apresentação de palestra do diretor do Centro de Pesquisas em Desenvolvimento Humano e Violência (DOVE), Joseph Murray, às 14h, dentro do workshop 3 – Valorização da parentalidade: apoio às famílias para formação e fortalecimento de vínculos na primeira infância, com transmissão ao vivo neste link.

Ainda na quinta-feira (19), a docente do PPGEpi, Iná Santos, é a segunda palestrante dentro da programação do workshop 4 – Neurociência do desenvolvimento, saúde mental, inclusão e determinantes sociais da saúde na primeira infância, com início às 14h e transmissão ao vivo neste link.

Também a prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, e a presidente do Instituto Cidade Segura, Tâmara Biolo Soares, apresentam, na sexta-feira, 20, o Pacto Pelotas pela Paz, uma política pública municipal que inclui 17 projetos para combater as causas profundas da violência, dentro do workshop 3 – Direito ao brincar, cultura e meio ambiente seguro e prevenção do trabalho infantil, da violência e de acidentes, com início às 14h. Entre as ações do Pacto, estão duas intervenções implementadas com apoio e avaliação de pesquisadores do Dove, sob coordenação do professor Murray – o Conte Comigo e o ACT: Criando Crianças Seguras. Ambas têm por objetivo orientar as famílias sobre como educar os filhos com base em afeto, segurança e estímulo ao desenvolvimento cognitivo infantil.

Para acessar a programação completa do seminário, clique aqui.