Colegiado Executivo do HE recebe os estudos preliminares dos blocos 1 e 2 do novo hospital

Na última semana, o Colegiado Executivo do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE UFPel), formado pela superintendente Samanta Madruga, pela gerente de atenção à saúde Carolina Ziebell, a gerente administrativa Danielle Zaffalon e o gerente de ensino e pesquisa Tiago Collares, juntamente com o chefe da Divisão de Logística e Infraestrutura Hospitalar, Eduardo Albuquerque, estiveram reunidos mais uma vez com o arquiteto Jonas Badermann, da Badermann Arquitetos Associados, empresa responsável pela adequação do projeto do novo hospital. Na ocasião, recebeu os estudos preliminares dos blocos 1 e 2, com a previsão da distribuição das unidades nos pavimentos, incluindo as unidades de internação que constam com prévia de planta baixa de layout, sendo possível observar os leitos, áreas de apoio e de ensino.

Também foi apresentada prévia de planta baixa de outras unidades como, por exemplo, atendimento ambulatorial e centro de imagem. De acordo com a superintendente do HE, Samanta Winck Madruga, a empresa fez uma proposta inovadora, planejando a área ambulatorial organizada em núcleos, compostos por espera, sanitários, salas de orientação e consultórios. “Está sendo muito motivador trabalhar com a possibilidade de mudança significativa para uma melhor estrutura, melhor organização, maior oferta de espaços de formação aos nossos estudantes e maior oferta de serviços à nossa comunidade. Estamos ansiosos em apresentar a proposta ao grupo de trabalho, que representa as equipes de fiscalização e validação dos projetos (GT Plantas)”, disse ela.
Está previsto para as próximas semanas a entrega final destes estudos preliminares, os quais, juntos do programa de necessidades final, serão validados pelas equipes do GT.

LINHA DO TEMPO – Desde o início em 2011, o projeto do novo Hospital Escola já passou por inúmeras alterações, desde o seu conceito assistencial, porte, assim como número de leitos. Atualmente, o terceiro bloco do prédio próprio já está pronto e em uso desde o segundo semestre de 2020, abrigando áreas administrativas, Unidade de Hematologia e Oncologia, Unidade de Atenção Domiciliar e Centro de Pesquisas Clínicas.

A expectativa para o futuro projeto é ampliar a área total de estrutura própria para 30 mil metros quadrados, ampliando o número de leitos para até 250, respeitando o dimensionamento de pessoal contratado entre UFPel e EBSERH, considerando a viabilidade de execução da obra e a sustentabilidade da Instituição, que hoje possui um contrato mensal de 2,8 milhões com a Secretaria Municipal de Saúde. A nova estrutura prevê, entre tantas melhorias, o aumento de três para seis salas cirúrgicas e de seis para 20 leitos de UTI Geral, além de uma melhor organização dos espaços de ensino e novas estruturas como: centro de simulação, auditórios, salas de aula, farmácia escola, centro de reabilitação, ressonância magnética, densitometria, anatomia patológica, dentre outros.

PREMISSAS – Dentre as questões fundamentais na reformulação do projeto estão: hospital de ensino, porte médio, investimento no perfil vocacional, inserção da formação nos serviços assistenciais, norteado pelo Dimensionamento de Pessoal aprovado e análise de viabilidade de novos serviços (com critérios de infraestrutura, tecnologia, administrativo e financeiro). “O que estamos nos propondo a fazer, enquanto gestão UFPel e HE, é realizar o sonho de termos nosso Hospital Escola em sede própria, de forma ética, responsável, transparente, sustentável e humanizada”, reafirma Samanta.

Publicado em 17/08/2021, nas categorias Destaque, Notícias.
Marcado com as tags HE, Hospital, Hospital Escola.