Hospital Escola é selecionado para participar do Programa Proadi-SUS

A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE UFPel) foi selecionada para participar do projeto “Saúde em Nossas Mãos: Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil” do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS). Serão 204 hospitais participantes, com foco em atuar para reduzir as infecções e melhorar a segurança do paciente no país.

A unidade será acompanhada por 24 meses e a equipe terá um suporte educativo (técnico e metodológico) para aprimorar as práticas seguras, com propósito de cuidar dos pacientes com mais segurança, evitar infecções e desperdícios no SUS. O projeto foi desenvolvido em parceria com o Programa Nacional de Segurança do Paciente do Ministério da Saúde.

O foco estará em implementar ou aprimorar o desempenho na Segurança do Paciente por meio da aplicação de diretrizes de práticas seguras para prevenção de infecção primária da corrente sanguínea associada ao uso de cateter venoso central (IPCS-CVC), infecção em trato urinário associado ao uso de cateter vesical de demora (ITU-AC), pneumonia associada à ventilação mecânica (PAV) e da higienização das mãos. O suporte técnico será oferecido pelo conjunto dos seis Hospitais do Proadi-SUS (Hospital Albert Einstein, Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Hospital da Beneficência Portuguesa, Hospital do Coração, Hospital Moinhos de Vento e Hospital Sírio Libanês), com uso da metodologia do Modelo de Melhoria e Breakthrough Series (BTS) desenvolvida pelo Institute for Healthcare Improvement (IHI).

O suporte técnico será realizado por equipes técnicas de um dos seis hospitais do Proadi-SUS, através de atividades coletivas e individuais, encontros presenciais, visitas educativas, oficinas de trabalho, dentre outras atividades, com previsão de início na primeira semana de setembro deste ano.

“Trata-se de uma importante iniciativa de melhoria da qualidade e segurança da assistência aos usuários, além de fortalecer as práticas de ensino e formação acadêmica. Vislumbra-se, com isso, o aprimoramento das práticas de trabalho através de implementação de tecnologias de cuidado (pacotes de mudanças) e de ferramentas de gestão, calcados em um novo modelo de melhoria dos empregados em renomadas instituições hospitalares do país. Acredita-se que é um projeto potente para a mudança de cultura da instituição e que as levará a um patamar mais elevado de segurança”, destacou a chefe do Setor de Gestão da Qualidade e Vigilância em Saúde, Susana Cecagno.

Publicado em 16/08/2021, na categoria Notícias.
Marcado com as tags HE, Hospital, Hospital Escola.