Nota da Gestão – Retorno das atividades práticas na Odontologia

Com a Pandemia da Covid-19 e seu reconhecido método de transmissão por aerossóis oronasais, a Odontologia tem passado por uma enorme discussão mundial sobre como exercer a profissão de forma segura.

A Faculdade de Odontologia da UFPel precisou se reorganizar totalmente, com grupos de trabalho do Conselho Departamental, desde abril de 2020, culminando em relatórios técnicos que, como principais mudanças necessárias, estavam o controle de fluxo de pessoas no prédio, centralização de origem de pacientes pelo Serviço Central de Triagem / Regulação SMS e, mais drasticamente, a transformação de espaços de atendimento coletivo aos usuários do SUS em unidades individualizadas com alta capacidade de aspiração de fluidos orais.

Este tem sido o maior desafio, principalmente pelas contensões, cortes e bloqueios sistemáticos dos repasses de recursos do MEC às Universidades, sendo necessário investir em momentos que os recursos são insuficientes, inclusive, ao custeio da UFPel.

Neste contexto, desde junho de 2020, a Gestão Central e a Gestão da Faculdade de Odontologia têm mantido um trabalho conjunto de planejamento e execução, em que se têm direcionado as equipes de manutenção às adequações prediais necessárias, bem como com investimentos na individualização dos consultórios e em equipamentos de aspiração de alta capacidade.

Os primeiros espaços liberados foram da Portaria, do Serviço Central de Triagem e do Serviço de Radiologia, todos no andar térreo, permitindo o retorno dos respectivos serviços com adequado fluxo de pessoas ao prédio, em fevereiro de 2021, e a Clínica Norte do 3º andar em início de março, com 10 boxes. Tornou-se, assim, possível a execução do planejamento acadêmico de retorno gradativo com alunos de graduação no prédio da FO, com alunos do 9º e 10º semestres em maio deste ano.

Agora, nessa semana, temos a finalização das adequações da Clínica Sul (10 boxes) e área de preparo de instrumental à esterilização no 1º andar. Isso permitirá o retorno acadêmico em atividades práticas presenciais com pacientes de alunos do 4º e 8º semestres na próxima segunda-feira, dia 9 de agosto.

Foi estabelecido um cronograma de trabalho e ofertas, amplamente divulgado na comunidade da Odonto, que está sendo regularmente cumprido a despeito de todas as dificuldades enfrentadas pela crise sanitária e econômica que nos atinge. As próximas etapas de adequação de espaços clínicos já estão em andamento, atualmente acontecendo na Clínica Sul do 4º andar, o que liberará mais 12 boxes clínicos.

A UFPel tem o compromisso com o ensino público de qualidade e as ações que estão em andamento visam mitigar os efeitos da pandemia no percurso acadêmico dos alunos da Odonto e na comunidade que conta com o atendimento odontológico gratuito em nossa Universidade.

Publicado em 06/08/2021, na categoria Notícias.