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1º Ciclo de estudos sobre Formação Docente, Práticas Pedagógicas e Lutas Sociais abre inscrições

Estão abertas as inscrições para o 1º Ciclo de estudos sobre Formação Docente, Práticas Pedagógicas e Lutas Sociais, organizado pelo Grupo de Pesquisa Movimentos Sociais, Escola Pública e Educação Popular da Universidade Federal de Pelotas (MovSE/UFPel). O Ciclo ocorre periodicamente e a próxima palestra será ministrada pelo professor José Guilherme Gonzaga, da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), com o tema “Educação do Campo: Princípios e desafios”. O evento será no dia 10 de agosto, às 18h, pelo sistema de webconferência da UFPel.

As inscrições são gratuitas, limitadas a 25 vagas, e podem ser realizadas de 02 a 06 de agosto via formulário de inscrição.

O evento é aberto a professores/as, pesquisadores/as, estudantes de graduação e pós-graduação e é organizado pelas professoras Georgina Helena Lima Nunes, da UFPel, e Silvana Maria Gritti, da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA).

Sobre o MOVSE
Grupo de Pesquisa Movimentos Sociais e Educação (MovSE), é um coletivo de docentes e discentes do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação (FAE), da UFPel, assim como de outras instituições.

No que tange à FAE, o grupo faz parte da linha de pesquisa intitulada Formação de Professores/as. Este grupo tem origem na articulação de docentes pesquisadores/as que, desde setembro de 2008, sentiram a necessidade de somar esforços na realização do trabalho que vinham desenvolvendo individualmente e que se identificam com a perspectiva da Educação em espaços formais e não formais cujas implicações convergem para uma aproximação da universidade com a sociedade via comunidades tradicionais, urbanas e do campo; movimentos sociais, professores/as das redes públicas e secretarias de educação demais espaços da gestão educacional local e nacional.

O grupo insere a pesquisa como elemento potencializado e potencializador por/de práticas extensionistas na compreensão do dinamismo existente na interlocução entre universidade, formação de professores/as e um complexo contexto societário.