Parceria entre UFPel e Expofeira chega a mais uma edição

De 4 a 10 de outubro será realizada a 95ª edição da Expofeira de Pelotas, um dos eventos agrícolas mais antigos do Rio Grande do Sul. E, mais uma vez, a Universidade Federal de Pelotas estará presente de forma intensa na realização da feira. A parceria foi selada em reunião realizada nesta segunda-feira (26) entre representantes da UFPel e da Associação Rural de Pelotas.

Participaram do encontro a reitora Isabela Andrade, o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento, Paulo Ferreira, o superintendente de Inovação e Desenvolvimento Interinstitucional, Vinícius Campos, o representante da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, Jerri Zanusso, e o ex-reitor Pedro Curi Hallal; pela ARP, estiveram o presidente da entidade, Rodrigo Gonzalez, José Luiz Kessler e a produtora Beatriz Moraes.

Na ocasião, foi apresentado o projeto pensado para a edição vindoura do evento, que foi pensada para ser realizada de forma híbrida, unindo atividades realizadas de forma online com outras executadas presencialmente no parque de exposições. O tema escolhido para marcar a 95ª Expofeira é “Na trilha do desenvolvimento do rural ao urbano na região Sul do RS”.

Uma das atividades propostas pela organização do evento é que mais uma vez sejam incluídas na programação da feira as semanas acadêmicas de cursos da UFPel, especialmente daqueles que tenham relação com a área agrária. A primeira vez que isso ocorreu foi em 2010, quando a Zootecnia realizou sua semana no contexto da Expofeira; outros cursos repetiram esse movimento, e, em 2020, foram 36 semanas acadêmicas ocorrendo durante a feira, de instituições como a UFPel, a Universidade Católica de Pelotas, o Instituto Federal Sul-Rio-Grandense e a Faculdade Anhanguera.

De acordo com Zanusso, docente da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, a inserção de tais eventos colocou a Expofeira de Pelotas em destaque entre as feiras agrícolas gaúchas: “Nem a Expointer, maior feira do estado, tem uma programação científica tão grande”. A reitora Isabela também comemora a continuidade nessa parceria, que traz mais uma oportunidade de aproximar a comunidade universitária e o mercado produtivo, especialmente por meio das semanas acadêmicas: “São o mercado e a academia lado-a-lado”.

Nos próximos dias, as unidades acadêmicas serão contatadas pela Administração Central, de forma a manifestarem o interesse da realização das semanas acadêmicas na feira.

Publicado em 27/07/2021, nas categorias Destaque, Notícias.
Marcado com as tags Extensão.