CLC realiza treinamento de habilidades sociais para comunicação nas atividades remotas

O Centro de Letras e Comunicação da UFPel realizará Treinamento de habilidades sociais para a comunicação oral e escrita nas atividades remotas para estudantes universitários. As oficinas ocorrerão nas segundas-feiras pela manhã, das 9h às 11h30min, nos dias 06, 13 e 27 de setembro de 2021.

A oficina pretende trabalhar habilidades de comunicação interpessoal requeridas no uso de diferentes correspondências escritas virtuais (e-mail, mensagens instantâneas, redes sociais), bem como nas interações face a face e apresentações/exposições mediadas por dispositivos digitais.

Os encontros serão ministrados pela professora Taís Bopp da Silva e terão carga horária total de 8h, certificadas como participação em projeto de extensão.

Link para inscrição: https://docs.google.com/forms/d/1pEhw1pMolofDylDgp2Z05gtAy2X-Bu_Qtn4by9KHBhs/edit.

Sobre o treinamento

Habilidades sociais constituem um conjunto de competências que facilitam a iniciação e a manutenção de relacionamentos sociais positivos, contribuindo para a aceitação e o ajustamento social satisfatórios do indivíduo. Comportamentos socialmente habilidosos são, portanto, essenciais para a comunicação, já que esta constitui o amálgama de toda relação social.

Nos encontros serão abordados desde aspectos formais das mensagens (adequação estilística e gramatical, clareza, fórmulas de cortesia e de polidez) até o conjunto de habilidades para tornar a comunicação eficiente e assertiva (iniciar e encerrar conversa, trocar turnos conversacionais, fazer e responder perguntas, discordar, gratificar, elogiar bem como dar e receber feedback).

A partir de uma abordagem psicoeducacional, a oficina, em um primeiro momento, apresentará o modelo das habilidades sociais, esclarecendo a importância de conhecer e desenvolver tais habilidades. Na sequência, serão apresentados modelos de comunicações mais e menos habilidosas, levando o participante a compreender a importância de se efetuar certos ajustes na dinâmica da interação, a fim de se obter uma comunicação mais eficiente e saudável.

Também serão apresentadas algumas estratégias cognitivo-comportamentais para reduzir os sintomas de aversão à exposição. Na parte final da atividade, todos serão convidados a colocar em prática os conhecimentos e habilidades aprendidas. Espera-se que, com este treinamento, os participantes se sintam mais confiantes para desenvolver suas atividades acadêmicas na modalidade remota.

Cronograma das atividades

06/09 – Habilidades sociais no desenvolvimento humano – Aspectos da cultura na sociabilidade.

13/09 – Habilidades sociais na comunicação escrita.

27/09 – Treino de habilidades sociais para apresentações e exposições orais.