Início do conteúdo

UFPel lança sistema de dados hidrometeorológicos

A Agência de Desenvolvimento da Bacia da Lagoa Mirim (ALM) e o Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Hidrometria e Sedimentos para o Manejo de Bacias Hidrográficas (NEPE-HidroSedi) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) lançaram durante a 1ª Jornada Integrada de Pesquisa e Extensão (JIPE) o Sistema de Informações Integradas de Recursos Hídricos (SIIRH).

A ferramenta, proporciona ao usuário uma análise integrada de todo o acervo histórico de dados hidrometeorológicos (nível d’água, precipitação, dados de qualidades de água, entre outros), monitorados pela ALM, suas antecessoras e o grupo NEPE-HidroSedi, na Bacia Hidrográfica Mirim-São Gonçalo (BHMSG), desde 1935.

A ferramenta Business Intelligence utilizada no SIIRH fornece ao usuário maior interatividade, proporciona maior entendimento e auxilia na tomada de decisões. A plataforma oferece opções para estruturar séries com diferentes intervalos de tempo. Além disso, permite selecionar diferentes estações de monitoramento com vista a realizar análises comparativas. A principal característica do SIIRH é executar, rapidamente, análises de modo integrado, no qual o usuário poderá ter todas as informações de interesse na tela do computador ou na palma de sua mão.

O acesso ao SIIRH é gratuito e pode ser feito através do site do grupo de pesquisas NEPE-HidroSedi: http://www.hidrosedi.com/lancamento-da-plataforma-siirh.

1ª Jornada Integrada de Pesquisa e Extensão (JIPE)

O evento realizado nos dias 8 e 9 de julho ocorreu de forma on-line, compartilhando informações para o fomento de atividades no âmbito da Bacia Hidrográfica Mirim-São Gonçalo (BHMSG), em consonância com os objetivos da ALM, com base nas áreas da pesquisa e extensão, resultados que potencializam o desenvolvimento regional no território.

O evento contou com a participação da comunidade em geral e acadêmica, que atuam em projetos coordenados pela ALM nas mais variadas áreas de interesse para as políticas de gestão e manejo do território e das águas transfronteiriças da BHMSG.

Boletim de Monitoramento Hidrometeorológicos da Bacia Hidrográfica Mirim-São Gonçalo

O NEPE-HidroSedi e a ALM também lançaram durante o evento a primeira edição do Boletim de Monitoramento Hidrometeorológico na Bacia Hidrográfica Mirim São-Gonçalo. Os boletins permitirão que o usuário tenha acesso ao resumo dos dados monitorados dentro da bacia hidrográfica Mirim-São Gonçalo (BHMSG), nos formatos planilha e gráfico.

As variáveis monitoradas e presentes no boletim hidrometeorológico são: nível de água, precipitação, e futuramente dados de qualidades de água, entre outros. A principal característica do boletim é oferecer dados mensais que auxiliem nas análises e tomadas de decisões acerca dos recursos hídricos dentro da BHMSG.

O Boletim de Monitoramento Hidrometeorológicos da Bacia Hidrográfica Mirim-São Gonçalo terá periodicidade mensal e está acessível em http://www.hidrosedi.com/wp-content/uploads/2021/07/Boletim-HidroSedi_01.pdf.