Novas disciplinas transversais são oferecidas na Pós-Graduação

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da Universidade Federal de Pelotas (PRPPGI/UFPel) apresenta, para o próximo semestre, duas novas disciplinas transversais. Elas serão ofertadas para todos os Programas de Pós-Graduação da UFPel. São elas: “Metodologia científica: da filosofia à redação de textos” e “Descomplicando as Ciências da Complexidade: uma introdução interdisciplinar”.

Metodologia científica: da filosofia à redação de textos
A disciplina de Metodologia aborda princípios de Teoria do Conhecimento; Ciência como um processo de construção do conhecimento; Ciência e construção de Modelos; Tipos de Modelos do Universo; Concepções epistemológicas de mundo e seus respectivos modelos: pensamento clássico x pensamento sistêmico; Método da pesquisa científica; Tipos de pesquisa científica; Técnicas de redação de textos científicos: do projeto ao artigo. O professor responsável pela disciplina é Gustavo Maia Souza (IB), com a participação dos professores Willian da Silva Barros (IFM) e Flávio Roberto Garcia (IB). As aulas serão síncronas, nas sextas-feiras às 15h, a partir do dia 20 de agosto.

Descomplicando as Ciências da Complexidade: uma introdução interdisciplinar
A disciplina de Complexidade traz em sua ementa: um pouco de filosofia da ciência; Pensamento sistêmico: o que há além do mecanicismo reducionista?; Mas, afinal, o que é um sistema?; Células, animais, plantas, humanos, linguagem, cidades, empresas: o que há de comum entre tudo isso?; O poder das Leis de Potência; Redes em todo o lugar: um universo conectado; Instável, mas nem tanto: ordem a partir do caos; O universo tende à desordem: por que estamos aqui?; Como um bando de aves se compara a uma torcida de futebol: auto-organização e propriedades emergentes; Uma hierarquia sem ninguém mandando: como é possível?; De átomos a seres vivos: organização através do princípio de causalidade restrita; Um mundo sem causas: complexidade por afinidade; Por que agimos como agimos: o caos aparente das redes sociais; Se o nosso mundo é um sistema complexo auto-organizado, como saber se no “final tudo vai dar certo”?: ninguém sabe! O professor responsável pela disciplina é Gustavo Maia Souza (IB) e os demais professores envolvidos são Rafael Vetromille-Castro (CLC), José Rafael Bordin (IFM), Raquel Recuero (CLC), Paulo Ferreira (CDTEC) e Ricardo Matsumura (CDTEC). As aulas, síncronas, estão previstas para quintas-feiras às 14h, a partir do dia 19 de agosto.

Para participar
As matrículas dos alunos deverão ser feitas via Cobalto com as coordenações dos respectivos programas de Pós-Graduação.