Mutirão de Vacinação da Pesquisa da Influenza do Instituto Butantan ocorre neste sábado

Ocorre neste sábado (19), das 8h às 17h, o mutirão de atendimento do estudo clínico da vacina contra a Influenza desenvolvido pelo Instituto Butantan, que está sendo aplicado no Centro de Pesquisas Clínicas do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE UFPel). A etapa é exclusiva para pessoas maiores de 18 anos que não tenham se vacinado contra a influenza (H1N1) neste ano.

A pesquisa está sendo feita para avaliar a imunogenicidade (eficácia) e a segurança de uma nova vacina tetravalente contra o vírus da influenza (gripe). O imunizante inclui quatro cepas do vírus Influenza, sendo duas da linhagem A (H3N2 e H1N1) e outras duas da B (B Victoria e B Yamagata). Participarão do estudo 6,5 mil pessoas em 11 centros de pesquisa nas cidades de Ribeirão Preto, São Paulo, Serrana, São José do Rio Preto e São Caetano do Sul (estado de São Paulo), Belo Horizonte (Minas Gerais), Porto Alegre e Pelotas (Rio Grande do Sul), Fortaleza (Ceará), Recife (Pernambuco) e Laranjeiras (Sergipe).

O objetivo do estudo é ampliar o espectro das vacinas da gripe e a sua proteção, especialmente nas populações que correm risco de agravamento no quadro da doença. Conforme a pesquisadora responsável no HE, a médica infectologista Danise Senna Oliveira, todos participantes serão vacinados, alguns com a tetravalente e outros com a trivalente, conforme os protocolos do ensaio.

Os interessados em participar do ensaio clínico podem agendar sua avaliação pelo telefone (53) 3284-4981 e devem comparecer portando documento com foto. O Centro de Pesquisas Clínicas fica localizado no Bloco 3 do Hospital Escola, localizado na rua Almirante Guilhobel, 221 (próximo à rodoviária).

Publicado em 17/06/2021, nas categorias Destaque, Notícias.
Marcado com as tags estudo clínico, Hospital, Hospital Escola, influenza, vacina, Vacinação.