Início do conteúdo

Projeto de primeiro longa dirigido por egresso Cinema UFPel será lançado nesta quinta (10)

Os Cursos de Cinema da UFPel terão o projeto do primeiro longa-metragem dirigido por egresso lançado nesta quinta-feira 10de junho, às 18h30. Trata-se do filme Espiral, de Leonardo Peixoto, da primeira turma formada, que iniciou o curso de Cinema e Animação, na Universidade, em 2007. O longa deverá estrear em abril de 2023, nas comemorações dos 95 anos da cidade de Novo Hamburgo/RS.

Espiral narra a trajetória de quatro pessoas da mesma família, por três décadas, em Novo Hamburgo, cidade natal de Peixoto. Segundo o diretor, a ideia é mostrar o desenvolvimento urbano e social da mais importante cidade do Vale dos Sinos, ao longo dos anos, com destaque para a economia baseada na indústria do calçado.

Através dos personagens, será possível ver como a cidade passou pelo auge da indústria calçadista e por sua crise até os dias de hoje. O título do filme tem inspiração nos encontros familiares que parecem fechar ciclos, mas se expandem como um espiral. Desta forma o filme se aprofunda nas relações familiares e nas mudanças da sociedade em decorrência das condições econômicas.

Além de Leonardo, participa da equipe a também egressa da primeira turma Eleonora Loner, como consultora de roteiro. Os dois participaram do primeiro filme realizado pelos cursos, em 2007, o documentário Olhares, disponível no portfolio do Cinema UFPel no endereço wp.ufpel.edu.br/curtas/filmes/olhares.

A produção é da Convergência Produtora, Bactéria Filmes e Sala Filmes. O lançamento do projeto acontece no Youtube e Facebook da Convergência Produtora e está sendo realizada com recursos da Lei Aldir Blanc e também conta com o apoio da Secretaria de Cultura de Novo Hamburgo (SECULT) e do Fundo Setorial do Audiovisual/ANCINE.